Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Manaus registra aumento de 87,5% na emissão de Habite-se para moradias multifamiliares e amplia regularização
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Manaus registra aumento de 87,5% na emissão de Habite-se para moradias multifamiliares e amplia regularização

12/12/2025
Compartilhar
Programas de habitação social em Manaus registram crescimento na emissão de Habite-se e nas análises do Gapis.

A Prefeitura de Manaus registrou aumento de 87,5% na emissão de Habite-se para empreendimentos multifamiliares na Gerência de aprovação de Projetos de Interesse Social (Gapis), do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). De janeiro a novembro deste ano foram expedidos 15 Habite-se, contra oito do ano anterior; no mesmo período foram elaborados 196 pareceres, emitidos 27 alvarás de construção, 51 renovações de alvará e realizadas 416 análises dentro do programa federal.

Dados da emissão e programas

Dentro do programa de Arquitetura Social, a alta foi de 1,2%, com a análise de 163 projetos, contra 161 de 2024. Na habitação popular foram emitidos 2 alvarás e dois Habite-se. Programas como o Minha Casa, Minha Vida têm impacto direto na geração de empregos, no desenvolvimento urbano e na dignidade das famílias, segundo o conteúdo original.

A construção civil no Brasil tem projeção de crescimento de 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Câmara Brasileira da Indústria da construção (CBIC). Esse avanço depende da atuação conjunta de governos, iniciativa privada e instituições financeiras, garantindo crédito acessível e desburocratização para ampliar o acesso à moradia.

“Cada projeto habitacional bem planejado é um passo importante para uma cidade mais justa, segura e organizada — onde todos possam viver com dignidade. O programa também atua para a expedição do Habite-se, documento definitivo que autoriza o uso e ocupação de um imóvel, prédio ou edifício”, afirmou a gerente do Gapis, arquiteta e urbanista Bianca Moura.

O programa oferece croquis de planta baixa e apoio para a regularização de imóveis, com foco na melhoria da qualidade de vida e na garantia do direito de construção. São oferecidos acompanhamento completo durante todas as fases de aprovação e regularização, incluindo licenciamento e tramitação nos setores técnicos do Implurb.

Como acessar

Para ter acesso à Arquitetura Social, o interessado deve apresentar, junto ao Implurb, um documento de posse do imóvel (registro de imóveis, título definitivo ou escritura pública) e comprovar que recebe, no máximo, até cinco salários mínimos. O programa é voltado para edificações de até 100 metros quadrados, exclusivamente residenciais ou com uso misto, residencial e comercial, e até dois pavimentos. Para projetos de até 70 metros quadrados, o beneficiário PODE ter renda de até três salários mínimos; para projetos de até 100 metros quadrados, a renda deve ser de até cinco salários mínimos.

Após a aprovação, o projeto básico de arquitetura será elaborado pelo técnico responsável do Implurb, e o interessado deverá apresentar um responsável técnico pela execução da obra, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART/RRT).

O atendimento PODE ser solicitado pelo e-mail gapis.Implurb@Manaus.am.gov.br, e o interessado deve preencher o formulário disponível no site do Implurb (Implurb.Manaus.am.gov.br), acessando a seção “Lista de Documentos” para verificar os documentos necessários para aprovação e licença.

Procedimentos técnicos e legislação

Uma vez formalizado o processo, a Gapis realiza o levantamento técnico, coletando as medidas da obra (se em execução) ou da edificação (em caso de regularização), e elaborando um laudo técnico de acordo com o Plano Diretor de Manaus.

O Código de Obras do Município (Lei 003/2014), no artigo 11, estabelece que o “Poder Executivo municipal poderá, a requerimento do interessado, fornecer projeto para habitação popular para pessoas com renda de até cinco salários mínimos, conforme a legislação urbana vigente”.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Assuntos nesse artigo:

#habite-se, #minhacasaminhavida, #gapis, #Implurb, #prefeiturademanaus, #habitacaopopular, #arquiteturasocial, #construcaocivil, #cbic, #pib, #croquis, #alvara, #renovacoesdealvara, #pareceres, #regularizacao, #plandiretorademanaus, #codigodeobras, #lei0032014, #valdoleao, #claudiadovalle

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Projeto Natal nas Águas distribui cestas básicas e brindes a mais de 300 famílias ribeirinhas em Manaus

12/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus assina CRFs e avança na regularização fundiária da zona Norte com mais de 1,1 mil lotes

11/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus prossegue com o recapeamento da rua 31 no Parque das Tribos em 11/12

11/12/2025
Prefeitura de Manaus

Manaus instala vigas metálicas na ponte da avenida do Turismo e amplia capacidade de tráfego na zona Oeste

11/12/2025

Setenta livros autorais produzidos por alunos da escola municipal José Augusto Roque da Cunha são lançados em Manaus

11/12/2025

Manaus abre Consulta Pública para revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico com participação da sociedade

11/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus