Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Prefeitura de Manaus orienta emissão de autorizações do programa Dignidade Menstrual pelo PEC nas unidades de saúde
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus orienta emissão de autorizações do programa Dignidade Menstrual pelo PEC nas unidades de saúde

04/12/2025
Compartilhar
Semsa publica Nota Técnica para orientar a emissão de autorizações via PEC/e-SUS para retirada de absorventes nas farmácias credenciadas.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), elaborou uma Nota Técnica para orientar as unidades de saúde sobre a emissão de autorizações para aquisição de absorventes no programa Dignidade Menstrual, coordenado pelo governo federal e que, desde 2024, beneficia gratuitamente pessoas em situação de vulnerabilidade. A medida integra a nova funcionalidade do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/e-SUS), implementada em outubro, que permite gerar automaticamente a autorização após validação do vínculo no CadÚnico.

Funcionamento da nova funcionalidade

Conforme a Nota Técnica e segundo a Semsa, a funcionalidade vinculada ao link de emissão de autorização no PEC/e-SUS possibilita que o profissional de saúde verifique se a pessoa atende aos critérios do programa Dignidade Menstrual e, se for o caso, emita a autorização para retirada dos absorventes em farmácias credenciadas. Todas as equipes da Atenção Primária à saúde (APS), com login em conta gov.br, estão habilitadas a realizar a emissão no sistema.

A chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, explicou que a iniciativa é uma estratégia do governo federal para ampliar as formas de acesso. “Em outubro, o Prontuário Eletrônico do Cidadão passou a ter a funcionalidade vinculada ao link de emissão de autorização para a retirada de absorventes. A partir dessa funcionalidade, o profissional de saúde PODE verificar se a pessoa beneficiária atende aos critérios do programa”, disse Lúcia Freitas.

Alternativas de acesso

De acordo com a Semsa, a emissão também PODE ser feita pelo aplicativo Meu SUS Digital, já usado pela população. Caso a pessoa não tenha acesso a dispositivo ou à internet, ou prefira atendimento presencial, ela PODE procurar uma unidade de saúde para que a autorização seja emitida por profissionais da equipe.

Público beneficiário e critérios

A Nota Técnica detalha que o programa Dignidade Menstrual tem como público beneficiário pessoas entre 10 e 49 anos inscritas no CadÚnico, incluindo mulheres cis, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo. O público-alvo deve atender a pelo menos um dos critérios: renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$ 218,00, conforme a Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023; ser estudante da REDE pública em família com renda até meio salário-mínimo per capita; estar em situação de rua ou vulnerabilidade extrema; estar privada de liberdade no sistema prisional; ou ser adolescente em cumprimento de medida socioeducativa.

“A intenção do programa é reconhecer a diversidade de identidades de gênero e garantir o acesso equitativo aos cuidados de saúde menstrual”, afirmou Lúcia Freitas.

Fluxo para retirada dos absorventes

Após a emissão na unidade de saúde, a beneficiária deve se apresentar em farmácias credenciadas ao programa farmácia popular, portando documento oficial com foto, CPF e a autorização emitida via PEC/e-SUS na unidade de saúde ou pelo Meu SUS Digital em computador ou smartphone. Cada beneficiária poderá retirar até 40 unidades de absorventes a cada período de 56 dias.

A Semsa informou que também divulgará o programa Dignidade Menstrual em salas de espera, nas atividades educativas em grupo e durante visitas domiciliares realizadas pelas equipes de saúde da Família.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos nesse artigo:

#dignidademenstrual, #Semsa, #prefeiturademanaus, #Manaus, #pecesus, #cadunico, #meususdigital, #farmaciapopular, #absorventes, #atencaoprimaria, #aps, #saudedamulher, #luciafreitas, #publicobeneficiario, #lei14601, #renda, #estudantes, #situacaoderua, #sistemaprisional, #saudedafamilia

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Manaus assina ordem de serviço para construção da FMTEA e amplia oferta de atendimento a pessoas com TEA

04/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 3ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais com foco na educação especial

04/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 377 vagas de emprego em diversos setores até 5/12/2025

04/12/2025
Prefeitura de Manaus

USF Nilton Lins suspende atendimentos nesta sexta a partir das 13h para manutenção e terá retorno na terça

04/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reúne conselheiros para discutir emprego e qualificação no Conselho Municipal do Trabalho em 4/12

04/12/2025
Prefeitura de Manaus

Manaus convoca aposentados e pensionistas para recadastramento Manaus Previdência e alerta risco de suspensão de pagamento

04/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus