Na manhã desta quinta-feira (04/12), a polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de polícia (DIP), realizou uma acareação entre a médica e a técnica de enfermagem envolvidas na morte de Benício Xavier de Freitas, de seis anos, ocorrida no dia 22 de novembro deste ano em uma unidade hospitalar particular de Manaus. A investigação agora inclui a possibilidade de erro durante o procedimento de intubação.
Linhas de investigação
Segundo o delegado Marcelo Martins, o caso tem quatro linhas principais de apuração: possível responsabilidade da médica; possível responsabilidade da técnica de enfermagem; falhas estruturais do hospital; e, agora, a hipótese de erro no procedimento de intubação. “Essa hipótese já vinha sendo examinada, mas novos elementos surgidos recentemente reforçaram a necessidade de aprofundar essa vertente. Desde o início, a polícia Civil se comprometeu em investigar todas as possibilidades e continuamos buscando esclarecer a responsabilidade de todos que, eventualmente, possam ter contribuído para a morte do Benício”, afirmou o delegado.
Durante a acareação, conforme o delegado, a médica e a técnica de enfermagem mantiveram as versões apresentadas anteriormente em depoimentos. A médica confirmou que são autênticas as capturas de tela da conversa entre ela e outro médico da unidade hospitalar, divulgadas no fim de semana.
Perícias e depoimentos previstos
De acordo com a investigação, a próxima etapa inclui a realização de novas perícias pelo Instituto Médico Legal (IML) e a coleta de novos depoimentos de profissionais que tiveram contato com a criança, incluindo integrantes da UTI que já haviam sido ouvidos. O objetivo é verificar se eventuais falhas na UTI possam ter influenciado no desfecho do caso.
Também será feita uma perícia técnica no sistema interno do hospital para apurar se o sistema troca automaticamente o receituário das medicações prescritas pelos médicos. “O técnico de informática responsável pelo gerenciamento do sistema será ouvido, bem como outras pessoas da equipe médica e da gestão do hospital. Seguiremos com todas as medidas necessárias para esclarecer completamente as circunstâncias da morte de Benício e apontar as responsabilidades envolvidas”, finalizou o delegado.
Assuntos nesse artigo:
#policiacivil, #amazonas, #pcam, #24dip, #intubacao, #benicio, #Manaus, #hospital, #medica, #enfermagem, #uti, #iml, #pericia, #sistema, #tecnicodeinformatica, #investigacao
