O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD), promoveu na tarde desta quarta-feira (03/12) a primeira edição do Natal Inclusivo – Acolher, celebrar e respeitar no Palácio Rio Negro, Centro, zona sul de Manaus. A iniciativa reuniu famílias, instituições e representantes da sociedade civil com apresentações musicais e teatrais, visita do Papai Noel, cabine de fotos, atividades interativas e serviços de acessibilidade voltados a crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.
Abertura e representantes
Representando o governador Wilson Lima na abertura, a secretária de Estado de Proteção Animal (Sepet), Joana Darc, afirmou que a ação reforça o compromisso do Estado com políticas públicas para o público PcD. “É mostrar para a sociedade que o público da pessoa com deficiência merece eventos como esse, promovendo a cultura, o acolhimento e a verdadeira inclusão. Isso faz parte de toda uma política que já é feita pelo governador Wilson Lima, que traz a inclusão para que essas pessoas tenham acesso à saúde, à educação, à cultura e à oportunidade para combater o preconceito”, ressaltou.
A secretária da SEPcD, Selma Banes, explicou que a primeira edição foi planejada para criar um ambiente acessível e representativo para todas as idades. “Esse momento para todo mundo e principalmente para as crianças é um momento mágico. Esse evento foi muito importante, aqui vieram as mães atípicas, as crianças, os jovens, o idoso. É muito importante atender todos de uma forma acolhedora”, destacou.
Programação e público
A programação incluiu apresentações musicais e teatrais, atividades interativas, cabine de fotos e a visita do Papai Noel. Crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência receberam lanches distribuídos ao longo da tarde. O evento também contou com participação de instituições locais, entre elas a Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e a Fundação de Apoio à pessoa com deficiência (FADA).
A coordenadora-geral da ADEFA, Ana Cláudia Martins, afirmou que a iniciativa dá visibilidade à pauta PcD e fortalece vínculos entre famílias e instituições. “Nós trabalhamos com fortalecimento de vínculo familiar e comunitário. Então essa convivência, esse trabalho hoje aqui feito representa inclusão, respeito e Cidadania. Isso é celebrar 3 de dezembro, é fazer um Natal Inclusivo para todos com inclusão e acessibilidade”, comemorou.
O evento foi especialmente significativo para famílias presentes, como a dona de casa Solange Maciel, mãe de Maya Flor, de 9 anos, da FADA. “Para mim e para minha filha foi muito bom. Eu estou me sentindo muito bem, meu sentimento é de gratidão, porque eles estão incluindo as crianças cada vez mais, estão lembrando delas. Ela também adorou, tirou foto com o papai noel, na cabine, está tudo maravilhoso”, agradeceu.
Dia Internacional da pessoa com deficiência
O Dia Internacional da pessoa com deficiência foi proclamado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a ONU, a data deve gerar conscientização, compromisso e ações que promovam direitos, acessibilidade, apoio especializado e integração em políticas públicas inclusivas.
Assuntos nesse artigo:
#natalinclusivo, #diainternacionaldapessoacomdeficiencia, #sepcd, #governodoamazonas, #Manaus, #palaciorionegro, #papainoel, #acessibilidade, #inclusao, #familias, #apresentacoesmusicais, #teatro, #atividadesinterativas, #adefa, #fada, #selmabanes, #joanadarc, #wilsonlima, #lanches, #Cidadania
