Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Ampliação do diagnóstico e da prevenção reduz mortalidade por HIV/Aids no Amazonas entre 2013 e 2023
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ampliação do diagnóstico e da prevenção reduz mortalidade por HIV/Aids no Amazonas entre 2013 e 2023

01/12/2025
Compartilhar
Ampliação do diagnóstico, prevenção e cuidado especializado alinhados a políticas estaduais e nacionais reduziram mortalidade por HIV/Aids no Amazonas.

O Amazonas registrou uma redução de 20,7% na mortalidade por Aids entre 2013 e 2023, segundo o último boletim HIV do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da saúde. A queda está associada à ampliação do diagnóstico, das ações de prevenção e do cuidado especializado, incluindo a descentralização de serviços para a capital e o interior.

Descentralização e ampliação do atendimento

Conforme a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), a descentralização dos serviços de diagnóstico e prevenção levou o atendimento para vários pontos da REDE, em Manaus e no interior. “Hoje, temos uma ampla REDE organizada e o atendimento cada vez mais perto do cidadão. Com isso, aumentamos a testagem e a detecção precoce, o que é muito importante para o acompanhamento desses casos e a interrupção da cadeia de transmissão do HIV”, afirmou Nayara Maksoud, secretária de Estado de saúde.

A REDE laboratorial com diagnóstico rápido já está implementada em Tabatinga, Tefé, Coari, Parintins, Manaus e São Gabriel da Cachoeira. Outros municípios estão na fase final de implantação: Borba, Lábrea, Humaitá, Eirunepé e Manacapuru. Com a expansão, o estado passará a ter 12 municípios oferecendo diagnóstico rápido.

Prevenção: PreP, PEP e insumos distribuídos

Em 2025 foram realizadas 65 ações volantes de prevenção e testagem em ISTs, com ampla distribuição de insumos. Já foram entregues mais de 305 mil preservativos, 100 mil unidades de gel lubrificante e 2 mil autotestes para HIV. Em ações itinerantes, foram realizados 3.500 testes rápidos.

A oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) foi ampliada e está disponível em oito municípios: Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins e Presidente Figueiredo. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) alcança 36 municípios, incluindo Manaus, Alvarães, Apuí, Barcelos, Itacoatiara, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e Urucará.

Reforço na assistência e protocolos técnicos

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) teve o quadro funcional reforçado em 2025 com 76 novos profissionais cedidos pela SES-AM: 18 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem, seis fisioterapeutas, dois médicos, cinco auxiliares de enfermagem, quatro técnicos em hemoterapia, três técnicos em patologia, um auxiliar de nutrição, um farmacêutico, um nutricionista e um copeiro. Com isso, a FMT-HVD passou a focar no tratamento das Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA).

O Programa Estadual de HIV/Aids da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) produziu novas orientações técnicas em 2025. Entre as entregas estão a padronização dos laudos de testes rápidos; a autorização para prescrição da primeira Terapia Antirretroviral (TARV) por enfermeiros, medida que PODE reduzir em até 50% o tempo entre diagnóstico e início do tratamento; orientações para vacinação contra Hepatite A em pessoas vivendo com HIV; recomendações para vacinação contra Mpox em pessoas vivendo com HIV; e reforço nas ações de prevenção da transmissão vertical.

capacitação e monitoramento

Ao longo de 2025 foram realizados 45 treinamentos para profissionais e equipes de laboratório, abordando sistemas e o Painel de Monitoramento Integrado do Cuidado do HIV e da Aids, além do aprimoramento de fluxos operacionais. A formação continuada incluiu quatro webinars em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com temas como PreP e PEP. Capacitações presenciais sobre manejo clínico de HIV/Aids alcançaram Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Tabatinga, Manacapuru e Tefé.

A FVS-RCP também definiu fluxos assistenciais do projeto “Aids Avança” e realizou capacitações para profissionais do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca), espaço da Secretaria de justiça e direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) voltado ao atendimento de vítimas e testemunhas de violência infanto-juvenil.

Campanha e articulação estadual

A FVS-RCP intensifica em todo o estado a programação da Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, articulando estratégias e prestando apoio técnico aos municípios.

Assuntos nesse artigo:

#hiv, #aids, #amazonas, #ists, #prevencao, #prep, #pep, #testagem, #diagnostico, #descentralizacao, #fmthvd, #fvsrcp, #sesam, #mortalidade, #tarv, #autotestes, #preservativos, #treinamento, #vacinação, #dezem brovermelho

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas

01/12/2025
Governo do Amazonas

Resgate de animais silvestres em Manaus soma 38 ocorrências em novembro e mobiliza Ipaam

01/12/2025
Governo do Amazonas

Redução de roubos em Manaus atinge queda histórica em outubro e beneficia comércio da zona norte

01/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente registra mais de 11,1 mil atendimentos no Lago Azul com serviços de saúde e cidadania

01/12/2025
Governo do Amazonas

Mutirão no Amazonas amplia cirurgias por câncer de pele na Fuham durante Dezembro Laranja

01/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente leva 1,3 mil atendimentos e distribui cestas e kits bebê no Lago Azul, em Manaus

30/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus