A Secretaria de Cultura e economia criativa realizou, nesta terça-feira (25/11), reunião entre o secretário Caio André e representantes das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus para estabelecer diretrizes, prazos e encaminhamentos para o Carnaval 2026. As agremiações têm até o dia 30 de novembro para apresentar propostas consolidadas; a partir de 1º de dezembro, a Secretaria iniciará os trabalhos técnicos com o que for acordado.
Diretrizes e prazos acordados
Durante o encontro, o secretário reforçou a necessidade de construção coletiva das decisões sobre o desfile. ‘Precisamos trabalhar de mãos dadas com as escolas. O objetivo é garantir um desfile mais organizado, transparente e cada vez mais valorizado pela população amazonense. As escolas têm até o dia 30 de novembro para trazer tudo fechado. E, a partir de 1º de dezembro, vamos iniciar os trabalhos com tudo o que foi acertado’, afirmou Caio André.
Ficou definido que as propostas devem tratar da definição da direção geral do Carnaval 2026, do modelo de escolha dos jurados e de eventuais ajustes no regulamento que norteará a avaliação e a organização dos desfiles.
Propostas das agremiações
As oito escolas do Grupo Especial deverão chegar a um consenso sobre a escolha do diretor ou da diretoria responsável pela condução artística e organizacional dos desfiles. Cada agremiação terá autonomia para sugerir critérios e métodos para a seleção do corpo de jurados.
Dentro do prazo estabelecido, as escolas poderão propor mudanças, atualizações e aprimoramentos no regulamento oficial que serão considerados na preparação do evento.
Próximos passos e responsabilidades do estado
Após a reunião interna entre os dirigentes, as propostas serão encaminhadas à Secretaria de Cultura e economia criativa. Com o material entregue, o Governo do Amazonas dará início à fase técnica relativa às responsabilidades operacionais do Estado, incluindo a infraestrutura do Sambódromo, a logística e demais ações sob competência da Secretaria.
O encontro reafirma o compromisso do Governo do Amazonas em manter diálogo contínuo com as agremiações e em conduzir o processo de forma coletiva, com prazos definidos e divisão de responsabilidades.
Assuntos nesse artigo:
#carnaval2026, #escolasdesamba, #governodoamazonas, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #caioandre, #grupoespecialdemanaus, #jurados, #regulamento, #direcaogerala, #diretoria, #sambodromo, #infraestrutura, #logistica, #propostas, #prazos, #reuniao, #dialogo, #corresponsabilidade, #desfiles, #samba
