O Governo do Estado do Amazonas repassou, nesta sexta-feira (21/11), a Subvenção Econômica do Pirarucu a cerca de 2,3 mil manejadores do pescado legalizado, durante ação de fomento realizada em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). O aporte foi de R$ 1.030.453,19, destinado ao pagamento do subsídio a trabalhadores da cadeia produtiva.
Detalhes do repasse e abrangência
De acordo com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), o montante se refere à comercialização de mais de 1 milhão de quilos de pirarucu por pescadores e associações que atuam em manejo sustentável. O edital contemplou 13 associações em 11 municípios: Tefé, Maraã, Carauari, Beruri, Jutaí, Japurá, Tapauá, Juruá, Fonte Boa, Lábrea e Coari.
Segundo Michelle Bessa, diretora-presidente da ADS, a subvenção do pirarucu tem a finalidade de incentivar práticas de pesca sustentável, evitar a sobrepesca e garantir a reprodução natural do pescado. A diretora-presidente afirmou que a medida contribui para manter a competitividade dos produtos no mercado e assegura uma fonte de renda para as famílias credenciadas.
“Essa é uma importante política pública realizado pelo governador Wilson Lima. As subvenções econômicas ajudam a manter a competitividade dos produtos no mercado, assegurando uma fonte de renda estável para as famílias credenciadas, além de manter toda cadeia produtiva do manejo sustentável do pirarucu”, declarou Michelle Bessa.
Repercussão entre os beneficiados
Entre as entidades contempladas está a Federação dos Manejadores e Manejadoras de Pirarucu de Mamirauá (Femapam). A presidente da Femapam, Cleissiane Souza, destacou que o pagamento do subsídio incentiva práticas de pesca sustentável e evita a sobrepesca, garantindo a reprodução natural do peixe.
“Como pescadores, nos sentimos muito gratos por termos acesso a mais uma politica pública que vem como renda extra que o estado nos dá”, afirmou Cleissiane Souza.
O repasse faz parte de ações do Governo do Estado voltadas ao setor primário, organizadas pela ADS, e se insere em políticas públicas de fomento à cadeia produtiva do pirarucu e à conservação dos estoques por meio do manejo.
Assuntos nesse artigo:
#subvencao, #pirarucu, #amazonas, #tefe, #Manaus, #manejadores, #ads, #michellebessa, #wilsonlima, #femapam, #cleissianesouza, #pesca, #sustentavel, #manejo, #comercializacao, #maraa, #Carauari, #Beruri, #jutai, #japura
