Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Formação de brigada de emergência treina 94 servidores da Semsa em Manaus nos dias 18 e 19/11
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Formação de brigada de emergência treina 94 servidores da Semsa em Manaus nos dias 18 e 19/11

18/11/2025
Compartilhar
Treinamento prático e teórico prepara brigadistas da Secretaria Municipal de saúde para atendimento inicial e combate a incêndios.

Na terça e quarta-feira, 18 e 19/11, profissionais da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) participam de um curso de formação e atualização de brigada de emergência na sede da secretaria, situada na zona Centro-Sul de Manaus. Ao todo, 94 servidores das unidades administrativas e de saúde integram duas turmas, uma por dia, em um treinamento promovido pela diretoria de Gestão e da Regulação do trabalho em saúde, por meio da divisão de Qualidade de Vida no trabalho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Cbmam).

Objetivo, carga horária e conteúdo

O curso tem carga horária de oito horas, com atividades nos turnos matutino e vespertino. Conforme a engenheira de Segurança do trabalho da Semsa, Michelle Oliveira, o programa inclui aulas teóricas e práticas com foco no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e na prevenção e combate a incêndios, segundo as normativas técnicas do Cbmam.

“O objetivo é qualificar os brigadistas para suporte primário em situações de emergência, além de aproximar esses servidores da divisão de Qualidade de Vida no trabalho, para que possam relatar sobre condições laborais e eventuais sinistros nas unidades da Semsa”, informou Michelle, que organiza o curso ao lado da engenheira Leliane Ferreira.

Michelle também afirmou que a formação e atualização de brigadas de emergência é requisito para a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento exigido para o funcionamento legal de estabelecimentos públicos e privados.

Atividades práticas e simulações

Conforme o sargento BM Antônio Cilionei, um dos instrutores, o treinamento prepara os servidores para garantir a segurança de trabalhadores, usuários e demais pessoas nas unidades da Semsa em casos de acidentes, incêndios e outras situações de risco. “Em emergências médicas, como uma parada cardiorrespiratória ou sangramento, o brigadista está qualificado para prestar atendimento inicial até a chegada dos bombeiros ou do Samu. E, em um princípio de incêndio, para conduzir uma evacuação e combater o foco inicial”, afirmou o sargento.

As práticas incluem atendimento a ferimentos, engasgos e paradas cardiorrespiratórias com o uso de bonecos e materiais confeccionados pela equipe; além do manejo de bombas e mangueiras e simulações de evacuação.

Participantes, unidades e metas

Entre os participantes desta edição estão servidores da sede da Semsa, da diretoria de Logística e do Disa Sul, além de profissionais da policlínica José Antonio da Silva, USF Anna Barreto, USF Benedito Almeida, USF Severiano Nunes, USF Carlson Gracie e USF Fábio do Couto Valle.

Um dos inscritos, o motorista do Distrito de saúde (Disa) Sul Felipe Cardoso Alano, disse que lida frequentemente com acidentes e situações de trânsito que demandam atendimento imediato. “Tentamos sempre ajudar no que é possível, e com o curso Podemos fazer isso de forma mais efetiva. Esse é um conhecimento enriquecedor e necessário para atuarmos em qualquer situação de emergência, seja no local de trabalho ou no dia a dia”, declarou o servidor.

Michelle informou que esta é a quarta edição do treinamento promovida pela Semsa desde o ano passado. Nas edições anteriores foram formados 287 brigadistas, de 24 unidades administrativas e de saúde. A secretaria tem a meta de ter brigadistas formados em, ao menos, 46 estabelecimentos com área a partir de 750 metros quadrados até o ano de 2029.

Para atuar como brigadista, o servidor deve atender critérios básicos, não eliminatórios, dentre os quais ser maior de 18 anos, ter boa condição física e de saúde e ser estatutário da secretaria, preferencialmente com carga horária de trabalho integral.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos nesse artigo:

#Semsa, #Manaus, #treinamento, #brigada, #emergencia, #brigadista, #cbmam, #bombeiros, #aph, #avcb, #primeirossocorros, #combateincendio, #evacuacao, #qualidadevidanotrabalho, #distritodesaude, #policlinica, #usf, #logistica, #meta2029, #segurancadotrabalho

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano

22/12/2025
Prefeitura de Manaus

Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus

22/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12

22/12/2025
Prefeitura de Manaus

Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano

22/12/2025
Prefeitura de Manaus

Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus

22/12/2025
Prefeitura de Manaus

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

21/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus