Centros de Reservação e Distribuição são fundamentais para o abastecimento de água em Parintins, uma cidade que prepara melhorias significativas para garantir água tratada de qualidade à sua população. A cidade já conta com mais de 60% da REDE de abastecimento instalada e nove poços profundos em operação. Essas iniciativas visam oferecer um serviço contínuo e de excelência para todos os cidadãos até o início do ano de 2026.
Os Centros de Reservação e Distribuição são parte do Programa de saneamento Integrado (Prosai), que é gerido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa não se limita apenas ao abastecimento; ele abrange também a construção de conjuntos habitacionais e a urbanização de áreas com novos parques, praças e um NOVO mercado, refletindo um compromisso com o desenvolvimento da cidade.
Desde a entrega da primeira fase do NOVO sistema, realizada pelo governador Wilson Lima durante o Festival de Parintins em junho deste ano, a população tem usufruído de água de boa qualidade, com captação 100% livre de contaminação. Durante este evento, foram entregues 26 quilômetros de REDE, com um total de 44 quilômetros projetados, além dos nove poços profundos que já estão em operação.
Neste momento, os Centros de Reservação e Distribuição estão passando por ajustes técnicos e operacionais, coordenados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para melhorar a regulação e a estabilidade do serviço oferecido à população. Essa intervenção é essencial para assegurar um fornecimento de água que se adeque às necessidades crescentes da cidade.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, comentou sobre a importância da primeira fase do programa. Ele destacou que essa etapa foi dedicada à substituição dos antigos poços por novos, que estão dentro dos padrões de qualidade exigidos. A próxima fase do programa inclui a conclusão das obras dos Centros de Reservação e Distribuição e a perfuração de mais seis poços profundos, fundamentais para garantir a continuidade do abastecimento.
“Com a finalização dos quatro CRDs, pretendemos assegurar um regime de abastecimento de água que funcione 24 horas por dia, sete dias por semana. Neste momento, já estamos enviando água tratada para a REDE existente. Os próximos passos são garantir a estabilidade do fornecimento e a qualidade da água, assim como a pressão e a capacidade de reservação necessárias”, esclareceu o secretário.
Além disso, o coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, afirmou que as interrupções noturnas em alguns bairros são operacionais. Essas medidas são controladas pelo SAAE e têm como objetivo evitar rompimentos na REDE durante períodos de baixa demanda.
Atualmente, os novos poços perfurados pelo Prosai estão integrados ao sistema de abastecimento operado pelo SAAE. Contudo, até que os quatro Centros de Reservação e Distribuição estejam concluídos, algumas áreas poderão enfrentar baixa pressão no abastecimento, uma vez que ainda estão conectadas à REDE existente que possui uma capacidade limitada. As equipes técnicas do SAAE estão se esforçando para contornar essa situação até a entrega final dos CRDs.
Os diversos Centros de Reservação e Distribuição estão em diferentes fases de conclusão. O CRD2, no bairro Vitória Régia, já opera com cinco poços ativos, e suas obras estão em finalização. O CRD3, localizado no Distrito Industrial, está com seus reservatórios e estações elevatórias em andamento. No CRD1, situado no bairro Palmares, um poço já foi ativado, enquanto o CRD4, na Itaúna 2, possui dois poços já integrados ao sistema.
Além das melhorias no abastecimento de água, o Prosai também avança na construção da REDE de esgoto, que incluirá 34 quilômetros de tubulação, quatro estações elevatórias e uma Estação de tratamento de esgoto (ETE). Esse esforço beneficiará cerca de 12 mil pessoas nos bairros Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Palmares, Francesa, Centro e Castanheiras, marcando um avanço significativo na infraestrutura de saneamento da região.

