Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura de Manaus participa de audiência pública do MPAM sobre acessibilidade na capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de audiência pública do MPAM sobre acessibilidade na capital

30/09/2025
Compartilhar

A acessibilidade e mobilidade urbanas foram o centro do debate nesta terça-feira, 30/9, durante audiência pública realizada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), no auditório Gebes de Mello Medeiros, na Ponta Negra, zona Oeste, que reuniu representantes da Prefeitura de Manaus e demais orgãos estaduais e federais, além da sociedade civil, para discutir os desafios de circulação em vias, calçadas, passarelas e terminais de ônibus da capital amazonense.

O encontro contou com a participação de pessoas com deficiência visual, cadeirantes e outros cidadãos que relataram, de forma direta, as dificuldades cotidianas enfrentadas pela falta de infraestrutura adequada. Segundo o Censo 2022, do IBGE, 146,4 milhões de brasileiros (84%) vivem em locais com calçadas, um avanço expressivo em relação a 2010, quando eram 66,4%. Porém, apenas 18,8% da população (32,8 milhões de pessoas) contam com vias realmente acessíveis, livres de obstáculos.

Para o vice-presidente do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Antonio Peixoto, presente na audiência, o encontro foi essencial para reforçar responsabilidades e esclarecer pontos fundamentais.

“A temática central foi a mobilidade e a acessibilidade. Tivemos a oportunidade de fazer uma exposição, nos colocando à disposição para colaborar. Abordamos o Plano Diretor, o Código de Obras e o Código de Posturas, destacando que, embora muitos acreditem que a prefeitura seja responsável pela construção das calçadas, na verdade essa obrigação é do proprietário do terreno, conforme legislação em vigor. Cabe ao poder público garantir a acessibilidade em equipamentos e obras públicas, como viadutos, praças, centros sociais, quadras e terminais de ônibus”, explicou.

O dirigente também apresentou números que refletem avanços da gestão: “Mantemos ações de fiscalização e tivemos um aumento de 19% nas notificações e autuações em relação ao ano anterior. Incluímos multas e, em alguns casos, demolições administrativas em resposta ao descumprimento do Código de Obras e do Código de Posturas. A situação das calçadas em Manaus é resultado de décadas de ocupação irregular e explosão demográfica, e exige trabalho contínuo”.

O diretor de planejamento urbano do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, explicou que Manaus é uma metrópole que ultrapassa os 2,3 milhões de habitantes e está entre as capitais que mais crescem em população no Brasil. “Esse crescimento traz consigo o desafio de pensar a acessibilidade de forma ampla, não apenas para pessoas com deficiência permanente, mas também para todos que têm mobilidade reduzida – idosos, gestantes, pessoas com obesidade, quem utiliza carrinhos de bebê ou até mesmo quem enfrenta uma limitação temporária após um acidente”, comentou.

Calçadas

Para o diretor, a acessibilidade precisa estar presente nas calçadas, nos espaços públicos, nos prédios governamentais e em toda a infraestrutura urbana. “É fundamental que a população também compreenda sua responsabilidade: a construção e manutenção das calçadas é dever do proprietário do lote, que deve seguir as normativas do Plano Diretor e do Código de Posturas. Essa consciência coletiva é essencial para construirmos uma cidade mais inclusiva e preparada para o futuro”.

Ao final, Peixoto destacou a importância da educação e da conscientização para mudar a realidade. “O Ministério Público encerrou o evento sugerindo o reforço das campanhas educativas, para esclarecer a responsabilidade dos proprietários e os impactos da falta de acessibilidade na vida de pessoas com deficiência. Foi uma audiência produtiva e positiva, que ajuda a fortalecer o compromisso de todos com uma cidade mais inclusiva”, concluiu.

A audiência pública é uma iniciativa da 63ª Prourb, em parceria com a 62ª Prourb e a 42ª Promotoria de justiça Especializada na defesa dos direitos Humanos da Pessoa Idosa e da pessoa com deficiência (Prodhid).

— — —

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / MPAM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Mais um foragido da Justiça é preso em ação integrada entre Guarda Municipal de Manaus e Polícia Federal

19/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida fiscaliza obras que unem história e inclusão no Centro de Manaus

19/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove ação lúdica de educação de trânsito com ‘Clube de Aventureiros’

19/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus mobiliza o público e garante a aplicação de mais de 17 mil doses no ‘Dia D’ de Multivacinação

19/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza ação diária no rio Negro e recolhe mais de 350 toneladas de lixo por mês

19/10/2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 311 vagas de emprego nesta segunda–feira, 20/10

19/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus