Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Manaus abre as portas para o futuro das cidades mais resilientes com encontro nacional de planejamento urbano
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Manaus abre as portas para o futuro das cidades mais resilientes com encontro nacional de planejamento urbano

26/09/2025
Compartilhar

A capital amazonense se tornou o epicentro do debate sobre o futuro urbano do Brasil. O XI Encontro Nacional da REDE Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), evento que conta com a coordenação da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), está reunindo mais de 40 representantes de institutos e cidades de todas as regiões do país, além de gestores, especialistas e técnicos.

Nesta sexta-feira, 26/9, segundo dia da iniciativa, os trabalhos se concentram em exercícios, oficinas, dinâmicas e colaborações de grupos, apresentação dos municípios, COP30 e futuro da REDE.

Até sábado, 27/9, Manaus é palco de reflexões e de construção coletiva em torno do tema “Desenvolvimento Urbano Integrado”, mostrando ao país que planejar é transformar.

“Tivemos apresentações do Ministério das Cidades, da cooperação internacional alemã e de institutos de todo o Brasil. À tarde seguimos com mais trocas e, para fechar, um espetáculo no Teatro Amazonas. Um momento histórico para Manaus e para a REDE”, destacou Carlos Valente, presidente do Implurb e vice-presidente do InREDE.

O encontro conta com o apoio do Ministério das Cidades, da ONU-Habitat e da Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ), e já impressiona pela organização e pela pluralidade de vozes. “Estou super impactada com a mega organização, com o número de cidades envolvidas e a preparação de Manaus para receber o Brasil inteiro. Hoje Manaus é o centro do planejamento”, avaliou Larissa Menescal, do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Ipplan).

Para o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, a força do encontro está na UNIÃO. “Manaus recebe os institutos de todo o país e abre espaço para discutir projetos, programas, desafios e soluções urbanísticas. É um convite para conhecer mais sobre esse sistema em REDE e os caminhos que ele aponta”.

Técnicos

A programação traz conteúdos técnicos e também experiências culturais. Para o presidente da InREDE, Artur Bruno, Manaus foi a escolha certa. “A cidade está dando um belo exemplo de urbanismo moderno, avançado e progressista, ao mesmo tempo em que preserva seus recursos naturais. Os bons exemplos de Manaus inspiram o país inteiro”.

Mais de 130 participantes devem se reunir nos três dias de evento. Para o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, a troca de experiências é um dos pontos altos. “Estamos apresentando o programa ‘Nosso Centro’, por exemplo, um marco da gestão do prefeito David Almeida, e compartilhando as etapas já realizadas. Esse diálogo fortalece e acelera novos caminhos de desenvolvimento urbano colaborativo”.

A diretora de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Cristina Scorza, reforçou a importância do tema. “O encontro em Manaus é muito rico porque estamos num ambiente de requalificação urbana, com projetos que dialogam com a agenda do desenvolvimento urbano integrado. Essa vivência vai enriquecer ainda mais o trabalho do Ministério”.

Até sábado, Manaus será vitrine nacional de ideias, projetos e soluções que reforçam o papel estratégico do planejamento para construir cidades mais humanas, resilientes e sustentáveis.

Participam do encontro 12 cidades, incluindo Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

— — —

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCvm4T

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza controle do trânsito durante 4ª corrida do Teatro Amazonas, neste domingo

26/12/2025
Prefeitura de Manaus

Manaus fortalece a Atenção Primária e registra mais de 2,2 milhões de receitas atendidas em 2025

25/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura atende quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu 77 milímetros nesta quarta-feira

24/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida participa de celebração de Natal no Centro Pop e reforça política de resgate da dignidade com pessoas em situação de rua

24/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove tradicional evento de Natal com residentes da FDT

24/12/2025
Prefeitura de Manaus

Visa Manaus conclui operação ‘Natal com Saúde’ com 688 quilos de alimentos apreendidos e descartados

23/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus