Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: ‘Orquestra na Floresta’ encanta público na aldeia Cipiá e marca novo capítulo no diálogo cultural da Amazônia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

‘Orquestra na Floresta’ encanta público na aldeia Cipiá e marca novo capítulo no diálogo cultural da Amazônia

23/09/2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, nesta terça-feira, 23/9, a primeira edição do projeto “Orquestra na Floresta”, na comunidade indígena aldeia Cipiá, localizada a 34 quilômetros da capital, às margens do rio Negro. 

O concerto promoveu um encontro histórico entre a recém-criada Orquestra de Câmara de Manaus, entregue pelo prefeito David Almeida em agosto deste ano, e o grupo de música indígena Cipiá, em uma experiência única de intercâmbio artístico e cultural. 

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou que o projeto de relevância nacional é um contínuo diálogo entre a música clássica e a milenar música indígena.

 “Este projeto é muito mais do que um concerto. Ele é a demonstração de que Manaus é uma cidade que respeita e valoriza sua diversidade cultural. Levar a orquestra até a floresta, para dialogar com os saberes indígenas, significa abrir novos caminhos de convivência, aprendizado e reconhecimento das nossas raízes. O Concultura tem esse compromisso de democratizar o acesso à arte e fortalecer a identidade cultural da nossa gente”, destacou o presidente do Concultura. 

Sob a regência do maestro Hermes Coelho, os músicos apresentaram um repertório que transitou entre os clássicos de Bach e Vivaldi, criações de compositores brasileiros e a força ancestral dos cantos e instrumentos indígenas, conduzidos pelos próprios moradores da aldeia. 

“Foi uma coisa esplêndida, não sei nem como mensurar. As pessoas precisam ter acesso a isso, levar a música, essa experiência, para que todos conheçam, especialmente ao vivo. Que possam pegar no instrumento, ver como tudo funciona. Quando você leva isso até elas, desperta algo nas pessoas. A orquestra vive para isso. Meu desejo é que a gente continue indo às comunidades que não têm acesso. Isso é o mais importante”, afirmou o maestro. 

O público presente, formado por integrantes da comunidade e convidados, testemunhou um espetáculo onde a tradição indígena e a música erudita se fundiram em harmonia, gerando um momento de rara beleza e significado. 

O evento também teve grande importância simbólica para os moradores da aldeia Cipiá. O cacique Domingos ressaltou que receber a Orquestra de Câmara em seu território representa um gesto de valorização da cultura indígena e de respeito às tradições locais, além de inspirar as novas gerações a preservarem a herança cultural. 

“A partir de hoje, começa o nosso encontro, maior encontro que a gente estava esperando desde o início. É um grande privilégio prestigiar esta orquestra na floresta. É muito emocionante. Mais uma vez, parabéns a todos nós”, destacou o cacique. 

Para Cayo Ferro, jovem que assistiu à apresentação, valorizar as vivências indígenas foi primordial. “O maior sentimento aqui é de emoção porque, enquanto pessoa nortista, sempre achei que não éramos muito protagonistas e isso inclui a arte e a música, graças aos eventos sociais promovidos pela Prefeitura de Manaus, pelo Concultura, comecei a mudar esta visão. Está aqui foi emocionante justamente por poder compartilhar, trazer a vivências indígenas, a arte indígena, e mostrar como somos tão potentes quanto qualquer outro estilo musical e que nós merecemos os holofotes também”, destacou o jovem. 

A primeira edição do “Orquestra na Floresta” reforça as diretrizes do Concultura de descentralização da política cultural, valorização da diversidade e democratização do acesso à arte, consolidando Manaus como uma cidade que promove encontros, respeita suas raízes e celebra sua pluralidade.

O projeto

A “Orquestra na Floresta” é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, que promove o intercâmbio artístico entre músicos da cidade e comunidades tradicionais da Amazônia.

Mais do que um concerto, o projeto nasce com a missão de aproximar públicos distintos, valorizar o patrimônio imaterial indígena e ampliar o acesso à música clássica em territórios onde esse gênero raramente chega. Essa fusão contribui para preservar tradições, estimular a criatividade e reafirmar a identidade cultural da Amazônia.

A ação também está alinhada às diretrizes do Concultura de democratização do acesso à arte, descentralização da política cultural e valorização da diversidade, consolidando Manaus como uma cidade de encontros e de respeito às suas múltiplas raízes.

— — —

Texto – Ismael Oliveira/Concultura

Fotos – João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCv5Rw

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida anuncia banca organizadora do concurso da Semed com mais de mil vagas

23/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida recebe ‘Selo Caixa Gestão Sustentável’ por boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental da gestão municipal

23/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove passeio ecológico e reforça educação ambiental com crianças em corredor ecológico

23/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove evento do ‘Setembro Amarelo’ com participação de 250 servidores

23/09/2025
Prefeitura de Manaus

Iniciação científica mobiliza estudantes da Prefeitura de Manaus para eventos na Ufam

23/09/2025
Prefeitura de Manaus

Escola da Prefeitura de Manaus da zona rural recebe projeto ‘Casinha de Livros’

23/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus