acolhimento em Manaus foi o foco do prefeito David Almeida, que vistoriou na manhã deste domingo, 21/9, as obras da primeira casa de passagem e do NOVO centro de referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) no centro da cidade. Esses dois equipamentos, inéditos na capital, estão programados para serem entregues no próximo dia 24 de outubro, em comemoração aos 356 anos de Manaus.
Durante a vistoria, o prefeito, acompanhado da secretária municipal de Comunicação, Camila Silva, e do subsecretário operacional de Gestão da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), Nildo Mello, destacou a importância histórica do projeto de acolhimento em Manaus.
“Um marco na história da assistência social em Manaus. Estamos neste domingo com toda a equipe trabalhando para entregar este presente no aniversário da cidade. Será a primeira casa de passagem e o Centro Pop no centro da cidade, um sonho que vai se tornar realidade. Vamos dar dignidade, acolhimento e resgatar a autoestima das pessoas em situação de rua. Esse é o trabalho da prefeitura”, afirmou David Almeida.
Conforme o subsecretário Nildo Mello, as obras de acolhimento em Manaus estão em estágio avançado e representam um marco nas políticas públicas de atenção à população em situação de rua. “São dois equipamentos lado a lado. O Centro Pop, que será transferido do bairro Petrópolis, e a casa de passagem, que funcionará 24 horas. A inauguração, no dia 24 de outubro, será um presente para Manaus e um marco histórico, pois a cidade não contava com uma estrutura como essa”, enfatizou.
A casa de passagem funcionará em regime integral, oferecendo acolhimento 24 horas, atendimento psicossocial, refeitório, lavanderia e dormitórios femininos, masculinos e familiares, além de espaços de convivência e atividades em grupo, tornando-se um modelo essencial de acolhimento em Manaus.
Por outro lado, o Centro Pop funcionará em horário comercial, fornecendo serviços de credenciamento, higienização, alimentação, atividades de reinserção social, capacitação e apoio jurídico. Este espaço contará ainda com o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cadis), que reunirá parceiros como o Tribunal de justiça, Sine Manaus, Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), universidades e o Sistema S, facilitando assim o acesso a serviços de saúde, educação, capacitação e empregabilidade.
Com a entrega dos dois novos equipamentos de acolhimento em Manaus, a gestão David Almeida reitera seu compromisso com a política de redução de danos e reinserção social, ampliando as oportunidades de acolhimento e a reconstrução de vínculos familiares e comunitários. Esta iniciativa integra o eixo de Desenvolvimento Social da gestão municipal, que prioriza políticas públicas direcionadas à dignidade, inclusão e transformação de vidas.
A proposta de acolhimento em Manaus, liderada pelo prefeito David Almeida, simboliza uma mudança significativa na abordagem referente à assistência social e à valorização da população em situação de vulnerabilidade. A entrega da casa de passagem e do Centro Pop é, portanto, um passo fundamental na construção de uma cidade mais justa e solidária. — — —
Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito