Servidores da Prefeitura de Manaus, que integram a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) participaram, nesta segunda-feira, 18/3, do curso “Direitos da Criança e do Adolescente: Convivência Familiar e Comunitária”, ministrado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).
Com carga horária de 21h, a capacitação segue até o próximo dia 27/3, das 14h às 17h, na sede da Espi, na avenida Professor Nilton Lins, bloco D, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.
De acordo com a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, a ação foi solicitada pela Semasc no Levantamento de Necessidades de Capacitação 2019 da Espi/Semad e é a primeira ofertada dentro do Programa de Desenvolvimento Social e Educacional. “O objetivo é ampliar a atuação dos servidores, para que os mesmos possam agir tanto na prevenção da violência quanto na identificação dos casos”, destaca.
A bacharel em serviço social Gilmara Teles, instrutora do curso, frisa que os participantes serão sensibilizados acerca dos trabalhos voltados para o direito da criança e do adolescente para fortalecer principalmente a questão da convivência familiar. “Vamos trabalhar o Plano Nacional de Convivência Familiar, orientar os trabalhadores acerca dessa política e desmitificar alguns processos”, conta.
O gestor do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Semasc, Afonso Gregório, ressalta que a capacitação vai auxiliar na formação de servidores com conhecimentos básicos para atuação em sua área. “A gestão do Suas no município de Manaus que tem três frentes de atuação: a regulação do sistema, a gestão do trabalho e vigilância socioassistencial, esse momento de capacitação perpassa pela gestão do trabalho que é a desprecarização da mão-de-obra por meio da formação continuada do servidor”, observa.
— — —
Texto: Syr Nobre / Semad
Foto: Adrisa de Góes / Semad
Servidores recebem capacitação sobre direitos da criança e do adolescente e convivência familiar Prefeitura Municipal de Manaus.