O prefeito de Manaus, David Almeida, encerrou, neste sábado, 20/9, a 25ª edição das “Olimpíadas da terceira idade”. O evento, que aconteceu no Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, reuniu idosos de várias zonas da cidade em competições esportivas e momentos de confraternização.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal reforçou o compromisso de sempre incentivar o esporte e a saúde da terceira idade.
“É uma alegria poder participar e promover eventos como esse, que proporcionam qualidade de vida para todos, e a terceira idade é fundamental. Então, é importante conceder estas programações para que eles possam sair de casa, ter uma prática esportiva, convivência, e isso melhora a autoestima. Estão de parabéns todos os que participaram e os que realizaram este evento”, afirmou David Almeida.
Durante a programação, os idosos participaram de diversas modalidades adaptadas, como voleibol, atletismo, natação, bocha, dominó e tênis de mesa. A iniciativa tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas, promover saúde, integração e valorizar o protagonismo da pessoa idosa.
“Foi mais de uma semana de muita atividade. As ‘Olimpíadas da terceira idade’ é algo perene, que chegou na nossa cidade para ficar, é uma referência para o Brasil. Nossos atletas da terceira idade hoje se encontram em uma das melhores formas. Então, para gente é só orgulho quando a Prefeitura de Manaus engaja e protagoniza um efeito tão lindo que é a valorização da vida, a valorização da terceira idade”, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Juventude, esporte e lazer (Semjel), Joel Silva.
Os aposentados Maria do Carmo Marques, de 60 anos, e Carlos Marques, de 62 anos, são casados há 38 anos e participaram de várias modalidades. “Estou muito feliz. Nós amamos o evento e renascemos das cinzas, foi brilhante a nossa participação”, disse a idosa
Com sorriso no rosto e disposição, o casal concluiu as olimpíadas com o sentimento de missão cumprida e muita energia. “Todo ano, nós participamos. E todo ano, nós medalhamos”, comemorou o aposentado.
O diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Eduardo Lucas, destacou a importância do apoio da instituição para as atividades destinadas à saúde e bem-estar dos idosos. “Envelhecer com qualidade é um direito de toda pessoa idosa. Um dos objetivos desse evento é incentivar a prática desportiva para que os idosos tenham o privilégio de envelhecer com qualidade de vida”, pontuou.
As “Olimpíadas da terceira idade” já fazem parte do calendário esportivo e cultural de Manaus, fortalecendo o bem-estar e a inclusão dos idosos da cidade.
— — —
Texto – Deborah Azevedo/Semcom
Fotos – Clóvis Miranda/ Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCuRaS