Warning: Constant WPUA_VERSION already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 33

Warning: Constant WPUA_DIR already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 35

Warning: Constant WPUA_INC already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 36

Warning: Constant WPUA_URL already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 37

Warning: Constant WPUA_INC_URL already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 42
Em Urucará, Idam Divulga Boas Práticas Na Meliponicultura | Análise Estratégica Exclusiva No Portal Informe Manaus

Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura

Técnicos visitaram seis propriedades da comunidade Marajazinho a fim de promover as boas práticas de manejo de abelhas sem ferrão

FOTO: Divulgação/Idam

Os moradores da comunidade Marajazinho, localizada em Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), receberam, na quarta-feira (17/09), uma série de visitas técnicas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para a promoção de boas práticas na meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

A atividade incluiu visitas a seis propriedades familiares para a realização de atividades como manejo de abelhas sem ferrão, extração de mel e orientações sobre boas práticas para produtores locais.

De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Urucará, Nilson Mendonça, o objetivo foi auxiliar os agricultores familiares da comunidade a retomarem as atividades de meliponicultura com abelhas sem ferrão.

“É uma atividade que propicia uma renda complementar aos produtores rurais da comunidade, sendo realizada de uma forma sustentável e que contribui para a polinização das plantas” destacou.

Conforme a tecnóloga em agroecologia Ana Cláudia Müller, a meliponicultura se apresenta como uma forma sustentável de desenvolver a agricultura, além de oferecer uma fonte de renda adicional aos envolvidos na atividade. Além disso, a prática possibilita a comercialização dos meliprodutos e desestimula as queimadas e o desmatamento.

“As abelhas, por meio do serviço de polinização, promovem a manutenção da biodiversidade e aumento na produtividade agrícola, mas, além disso, quem pratica a atividade não vê benefícios em queimadas, desmatamento e no uso de agrotóxicos”, destacou Müller.

O post Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.

Publicado em: 18/09/2025 às 14:00
Categoria(s): Governo do Amazonas