Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação

11/09/2025
Compartilhar

Realizado pelo Idam, o curso contemplou 25 agricultores familiares da comunidade Cristolândia

FOTO: Divulgação/Idam

Em atendimento à demanda de agricultores familiares e produtores rurais, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, entre terça e esta quinta-feira (09 a 11/09), o curso “Boas Práticas da Cultura do Abacaxi” na comunidade Cristolândia, em Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus).

A capacitação, que contemplou 25 agricultores familiares, abordou ao longo de aulas práticas e teóricas aspectos técnicos para implantação da cultura, comercialização e mercado.

“A demanda partiu dos agricultores familiares da comunidade Cristolândia, que manifestaram o interesse de conseguir produzir abacaxi em grande escala e de forma mais organizada”, destacou a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) de Abacaxi, Silvia Abreu, responsável por ministrar o curso.

Ao longo dos três dias, utilizando metodologias práticas e teóricas, a programação capacitou os agricultores familiares na importância econômica, tendências de mercado, características, variedades, técnicas de plantios, preparo de solo, calagem/adubação, tratamento de indução, colheita, amostragem de solo, seleção e preparo de mudas, reconhecimento de pragas e doenças, e ponto de colheita.

O evento também promoveu o intercâmbio da técnica agropecuária Ana Karoline, executora do PP Abacaxi do município do Careiro da Várzea, visando a troca de experiências e conhecimento da realidade de diferentes regiões produtoras de abacaxi do estado.

“Essa interação favorece a construção de soluções conjuntas para desafios comuns da cadeia produtiva e a busca pôr maior eficiência na produção, contribuindo para a sustentabilidade, a competitividade e a valorização do abacaxi”, ressaltou a coordenadora.

FOTOS: Divulgação/Idam

Projeto Prioritário

Segundo o técnico em agropecuária Marcos Chíxaro, este curso foi o primeiro passo para a implantação do Projeto Prioritário (PP) do Abacaxi em Humaitá. O próximo passo será a implantação de uma UD (Unidade Demonstrativa) em uma área da Associação de Produtores Nova Vida do Ramal Progresso.

“A UD funcionará como espaço de aprendizado prático, troca de experiências e capacitação, visando aproximar a pesquisa científica da realidade do campo e incentivar a adoção de tecnologias que aumentem a produtividade, a qualidade dos frutos e a sustentabilidade da cultura”, destacou Chíxaro.

Ainda conforme o técnico, os beneficiários do projeto já solicitaram um intercâmbio que será realizada na região de NOVO Remanso, em Itacoatiara, em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) de Humaitá.

O post Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

SES-AM promove qualificação para inserção do contraceptivo Implanon na rede de Atenção Primária

04/11/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pacote de ações voltadas para servidores públicos estaduais

04/11/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 229 vagas de emprego para esta quarta-feira

04/11/2025
Governo do Amazonas

Comunidade escolar celebra 145 anos do IEA

04/11/2025
Governo do Amazonas

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas discute ciência e música, em Manaus e Tefé

04/11/2025
Governo do Amazonas

Cadetes da PMAM expressam gratidão e emoção em solenidade do Espadim Tiradentes

04/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus