Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue

02/09/2025
Compartilhar

Sem furo no dedo, equipamento verifica taxa de hemoglobina de forma indolor

Foto: Leonardo Mota/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passará a contar com um NOVO equipamento para aferição da taxa de hemoglobina, que é um teste rápido realizado antes da doação para se certificar que o doador não está com anemia no ato da coleta de sangue.

São quatro hemoglobinômetros que verificam a hemoglobina de forma não invasiva, ou seja, de forma indolor. O NOVO método utiliza um sensor óptico de leitura que dispensa o furo no dedo. A técnica traz mais segurança e conforto para o doador de sangue.

“A implantação desse equipamento segue uma tendência nacional de modernização dos processos de triagem nos hemocentros. Nossa prioridade é garantir uma experiência cada vez mais segura e humanizada aos doadores, que são peças fundamentais na manutenção dos estoques de sangue do estado”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Além de melhorar a experiência do doador, os novos hemoglobinômetros também otimizam os fluxos de atendimento, permitindo que o teste seja feito pelo mesmo profissional responsável pela entrevista clínica, sem a necessidade de pré-triagem separada.

“O hemoglobinômetro representa um avanço significativo no processo de triagem, pois a gente suprime a etapa do hematócrito e passa a fazer o hemoglobinômetro durante a entrevista com o doador, ou seja, reduz muito o tempo, e é também mais confortável para quem tem medo da furada no dedo pois ela deixa de existir”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.

Fotos: Leonardo Mota/Hemoam

Além do conforto aos doadores e mais agilidade no atendimento, o NOVO hemoglobinômetro também trará economia na compra de insumos descartáveis, reduzindo a geração de resíduos infectantes e perfurocortantes.

O treinamento dos profissionais do Hemoam acontece de 1º a 4 de setembro com a consultora técnica Sachie Terimo. /Na próxima segunda-feira (08/09) os novos dispositivos já estarão integrados à rotina da triagem de doadores. A aquisição dos equipamentos foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de quase R$300 mil.

O post Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novas estruturas da Telessaúde em Benjamin Constant e Atalaia do Norte

06/11/2025
Governo do Amazonas

Amazonas e Acre discutem Cooperação Técnica para compartilhamento de serviços especializados entre os estados

06/11/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas e reforça a segurança na Tríplice Fronteira

06/11/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inicia entrega de novos cartões do Auxílio Estadual em municípios do Alto Solimões

06/11/2025
Governo do Amazonas

Ouvidoria Cidadã: SEPcD participa de campanha de serviços para pessoas com deficiência na Rodoviária de Manaus

06/11/2025
Governo do Amazonas

Em menos de 12 horas, Polícia Civil prende dupla envolvida na execução de homem no bairro Dom Pedro

06/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus