Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus

20/08/2025
Compartilhar

Equipe do banco está na capital, para acompanhamento do programa, que é executado pelo Governo do Amazonas

Foto: Divulgação/UGPE

Missão de supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Manaus, acompanhando o andamento das obras do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O programa, do Governo do Amazonas, é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Nesta quarta-feira (20/08), durante visita aos conjuntos habitacionais em construção e às obras de esgotamento sanitário, o líder da Divisão de Água e saneamento do BID no Brasil, Gustavo Méndez, destacou o progresso dos trabalhos. “Os resultados da missão foram muito bons, como sempre. Estamos contentes que o programa está avançando, está sendo executado dentro do previsto”, afirmou.

O BID é a instituição internacional parceira do estado, no financiamento do Prosamin+, recursos a serem pagos pelo Governo do Amazonas.

A equipe do banco que está na capital é composta por Gustavo Méndez e a analista de operações, Raisa Bettini. A missão de supervisão continua nesta quinta-feira (21/08), com reuniões voltadas à discussão de futuros projetos a serem financiados.

A programação incluiu visita às obras do conjunto habitacional na comunidade da Sharp, onde estão sendo construídas 176 unidades habitacionais e realizados serviços de macrodrenagem. Além disso, as obras de esgotamento sanitário, no conjunto dos Industriários, ambos na zona leste da capital. A equipe do BID foi acompanhada pelos subcoordenadores de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa; de Engenharia, João Benaion; de Projetos Ambientais; Otacílio Cardoso Júnior; e de Projetos Sociais, Viviane Dutra.

Também foram realizadas visitas ao Residencial Maués, na zona sul, entregue em junho, beneficiando 72 famílias, além das obras de construção de 160 unidades habitacionais na área da interligação viária entre as avenidas Silves e Maués, também na zona sul.

O subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, que representou o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou a importância do acompanhamento periódico feito pelo BID. “Essa é uma missão muito relevante, especialmente porque estamos chegando à metade do prazo previsto para a execução do Prosamin+. Aproveitamos o momento para discutir estratégias de planejamento que possam tornar as obras ainda mais eficientes e, sempre que possível, antecipar etapas, buscando concluir as intervenções no menor tempo possível”, afirmou.

Na terça-feira (19/08), o secretário Marcellus Campêlo e a equipe técnica da Sedurb e UGPE apresentaram à comitiva do BID o cronograma financeiro e o andamento de todas as frentes de obra do Prosamin+. Durante o encontro, também foi detalhado o cumprimento da contrapartida estadual.

Foto: Divulgação/UGPE

Habitação

O Prosamin+ já beneficiou 1.688 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000 com soluções de moradia como indenização, unidades habitacionais construídas e bônus moradia. Essas famílias viviam em áreas de risco de alagação e hoje encontram-se em habitações seguras. Até 2027, quando está prevista a conclusão do programa, a meta é reassentar 2.580 famílias. O programa prevê a construção de um total de 808 unidades habitacionais.

saneamento básico

Além de habitação, o Prosamin+ está implantando 60 quilômetros de redes de coleta de esgoto e construindo seis estações elevatórias que destinarão os efluentes à Estação de tratamento de esgoto (ETE). O equipamento está sendo construído pela concessionária Águas de Manaus em um terreno doado pelo Estado, no bairro Raiz, zona sul, e vai atender 220 mil pessoas na capital.

As obras de esgotamento sanitário estão em andamento na comunidade da Sharp e no conjunto dos Industriários, onde já foram executados 7393,61 metros de REDE coletora. Na sub-bacia do conjunto Nova República, já foram executados 3.844,69 metros. Até o momento, já foram executadas 1308 unidades de ligações domiciliares de esgoto.

Urbanização

Na Avenida Autaz Mirim, no Distrito Industrial, zona leste, uma nova ponte de concreto está sendo construída sobre o Igarapé do Quarenta para substituir a antiga galeria que existia no local. A obra vai reduzir os riscos de alagações para as famílias da comunidade da Sharp e melhorar a fluidez do trânsito na área.

O Prosamin+ está urbanizando 340 mil metros quadrados, na área do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000 e a Comunidade da Sharp. As obras abrangem os bairros Armando Mendes, Distrito Industrial, Japiim e Coroado. O programa também prevê, pela primeira vez, um plano de reflorestamento.

O post Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

20/08/2025
Governo do Amazonas

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic

20/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação do sistema viário em Coari, pelo Programa Asfalta Amazonas

20/08/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega 200 kits de segurança para mototaxistas no município de Jutaí

20/08/2025
Governo do Amazonas

Boa Vista dos Ramos recebe a 16ª expedição de saúde do Barco Hospital São João XXIII

20/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas define nova estratégias de combate à esporotricose e integração entre saúde humana e animal

20/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus