As equipes técnicas dos dois órgãos seguirão alinhando novas tratativas para dar continuidade às próximas fases do Programa
A Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, nesta terça-feira (12/08), de reunião com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para tratar da nova fase de implantação do Programa de Institucionalização de Dados Abertos da Secretaria. O encontro aconteceu no auditório Tauató, na sede da Fapeam, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.
A comitiva da Sedecti foi recebida pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, pelo diretor Técnico-Científico, Hedilnado Lima, e pela diretora Administrativo-Financeira, Karen Vilany. Durante a reunião, a secretária executiva de Planejamento da Sedecti, Sonia Janete Guerra dos Santos Gomes, apresentou os resultados já alcançados por meio de estudos e diagnósticos que estruturam a Secretaria na área de Dados Abertos. Ela também destacou as demandas para dar sequência às próximas etapas de processamento das informações.
O encontro destacou a importância da parceria com a Fapeam para ampliar a transparência da Sedecti e permitir, futuramente, a disponibilização de dados estratégicos que subsidiem a tomada de decisões públicas e fomentem estudos econômicos, sociais e ambientais para o Estado.
“Esse é um Programa que quando se inicia não tem mais volta. Os dados abertos removem as barreiras do acesso à informação e promovem a transparência pública. O processamento desses dados requer estudos e estrutura, para que possam ser cuidadosamente levantados e disponibilizados por etapas”, comentou Marcia Perales.
As equipes técnicas dos dois órgãos seguirão alinhando novas tratativas para dar continuidade às próximas fases do Programa, que já conta com acordo de cooperação técnica firmado com a Fapeam.
Participaram também da reunião, pela Sedecti, a chefe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Informações, Josenete Cavalcante Costa, e a gerente do Departamento de Estatística e Geoprocessamento (Degeo), Natacha Porto de Sousa. Pela Fapeam, estiveram presentes a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Ana Cláudia Maquiné Dutra, e a chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas de Almeida.
Parceria
A Sedecti e a Fapeam assinaram, em janeiro de 2024, o Termo de Cooperação Técnica para implantação do Programa Dados Abertos na Secretaria, inspirado no modelo já adotado pela Fundação. A iniciativa visa realizar estudos voltados ao aprimoramento científico e tecnológico dos serviços, processos e produtos relacionados ao desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e de inovação no Amazonas.
Foto: Ayrton Lopes/Fapeam