Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas

12/08/2025
Compartilhar

O CDM é o responsável pela organização e gestão dos acervos documentais e bibliográficos do Estado

Foto: Elbe Araújo/IOA

Criado em 12 de agosto de 2020, o Centro de Documentação e Memória (CDM), da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), completa cinco anos de atividades, nesta terça-feira (12/08). O espaço atua atendendo a sociedade amazonense como guardião do patrimônio histórico do Amazonas, oferecendo acesso a documentos públicos e registros oficiais desde 1893 até os dias atuais.

O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr, destacou a importância do CDM como responsável pela organização e gestão dos acervos documentais do Estado, assegurando a preservação do conhecimento histórico do Amazonas.

“Durante a gestão do governador Wilson Lima, ampliamos a estrutura do centro, garantindo um atendimento mais eficiente à sociedade e reforçando o nosso compromisso com a preservação do conhecimento público”, afirmou.

O patrimônio informacional, gerido pelo CDM com arquivos e documentos contemplam obras raras (261), periódicos (491), enciclopédias (503) e livros gerais (1.143), além do serviço de autenticação em nomeações, exonerações, Leis, decretos e pesquisas históricas.

A gestora do CDM, Glenda Rodrigues, explicou a dinâmica do setor e destacou a procura frequente pelos serviços de autenticação e pesquisas em Diário Oficial do Estado (DOE), tanto por servidores públicos quanto pela sociedade em geral.

Fotos: Elbe Araújo/IOA

“O atendimento é voltado para o público interno e externo, bem como pesquisadores que tenham a necessidade de realizar consultas históricas ou especializadas”, contou a gestora.

O servidor da polícia Civil, Jairo de Paula Beira Mar, 68 anos, elogiou o atendimento do CDM, e garantiu ter sido recebido com facilidade na autarquia.

“Um atendimento tranquilo, com atendimento muito receptivo pela equipe, facilitando quem busca documentos para compor processos e precisa das cópias de forma rápida e fácil”, ressaltou.

O suporte para pesquisas históricas e demais serviços do CDM é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, de forma on-line, por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 2101-7517.

O post Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

No Dia do Cardiologista, Hospital Francisca Mendes destaca a ampliação do acesso à cirurgia cardíaca minimamente invasiva

13/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

13/08/2025
Governo do Amazonas

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

13/08/2025
Governo do Amazonas

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

13/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

13/08/2025
Governo do Amazonas

Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião

13/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus