Município recebeu 916 pontos de LED, tecnologia com maior eficiência energética e economia de custos


O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública do município de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus). Por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, foram implantados 916 pontos de LED na sede da cidade, com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Desenvolvido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior.
O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia. É uma tecnologia moderna, eficiente e sustentável.

FOTO: Divulgação/Avanço
De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o Programa Ilumina+ Amazonas tem promovido uma verdadeira transformação na vida dos moradores do interior do Estado. A iniciativa tem como meta, segundo ele, alcançar todos os 61 municípios, o que já está bem próximo de ser conquistado. Com isso, o Amazonas passa à condição de primeiro estado brasileiro a atingir 100% da iluminação pública com LED no interior.
O programa, atualmente, já contabiliza mais de 102,4 mil pontos de LED instalados em 57 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. “Além de gerar economia no consumo de energia e reduzir o impacto ambiental, o programa tem proporcionado um grande ganho social, permitindo que as pessoas ocupem os espaços públicos à noite, façam caminhadas com mais tranquilidade nesse período do dia, entre outras atividades. Além disso, com a nova iluminação, o comércio consegue ampliar seu horário de funcionamento”, ressalta Marcellus Campêlo.
O post Governo do Estado conclui a modernização da iluminação pública de Maraã apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.