Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Operação Shamar: Serviços para Mulheres na Justiça Itinerante
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Operação Shamar: Serviços para Mulheres na Justiça Itinerante

04/08/2025
Compartilhar

Operação Shamar é um projeto inovador que visa proporcionar assistência e cuidados às mulheres em situação de vulnerabilidade. A partir desta segunda-feira, dia 04 de agosto, a polícia Civil do Amazonas, através da delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, receberá a unidade móvel do Núcleo da justiça Itinerante do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM). Esta ação ficará disponível até o dia 29 deste mês, oferecendo diversos serviços voltados para o atendimento às mulheres.

A localização do atendimento será na área externa da DECCM, situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque Dez de Novembro, região centro-sul de Manaus. Conforme ressaltou a delegada Priscilla Orberg, a unidade móvel da justiça Itinerante tem como objetivo auxiliar as vítimas de violência, fornecendo orientação e assistência jurídica.

A Operação Shamar é realizada em homenagem ao aniversário da Lei Maria da Penha, que visa proteger as mulheres e combater a violência de gênero. O termo “Shamar” é de origem hebraica e significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar. Com essa iniciativa, a delegacia da Mulher e a justiça Itinerante estarão trabalhando em conjunto para garantir que as mulheres tenham acesso ao suporte necessário.

No período de atendimento, os serviços serão disponibilizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Durante essas horas, a população poderá ter acesso a uma variedade de serviços relacionados a questões cíveis e de família. Alguns dos atendimentos disponíveis incluem divórcio consensual, definição de guarda, pensão alimentícia, e dissolução de UNIÃO estável, além da possibilidade de ajuizamento de ações de cobrança, cujo valor não ultrapasse 20 salários mínimos, conforme as normas estabelecidas pelos Juizados Especiais.

Para receber atendimento, é imprescindível a apresentação de alguns documentos básicos. Será necessário portar o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência. Nos casos que envolvem ações de divórcio, a certidão de casamento também é requerida. Além disso, se houver filhos menores, é preciso apresentar a certidão de nascimento deles.

Em relação às solicitações de pensão alimentícia, outros documentos são necessários. É fundamental que o solicitante apresente um comprovante de conta bancária, e caso o pagamento seja realizado através de desconto em folha, também deverão ser apresentados os três últimos contracheques da parte envolvida.

A Operação Shamar representa um avanço significativo no suporte e proteção às mulheres no Amazonas. O compromisso da polícia Civil e do Tribunal de justiça do Amazonas, através da justiça Itinerante, é assegurar que as mulheres tenham o suporte e a assistência jurídica necessária para enfrentar desafios e questões legais. Essa iniciativa não apenas reforça a importância da prevenção à violência contra a mulher, mas também proporciona um espaço seguro onde elas possam buscar ajuda e orientação. A presença da justiça em locais acessíveis é fundamental para romper barreiras e garantir que mais mulheres tenham acesso a seus direitos.

É fundamental que todas as mulheres que precisam de ajuda procurem a unidade da justiça Itinerante e participem dessa ação que está ao seu dispor. Com a Operação Shamar, a esperança de um ambiente mais seguro e justo se torna uma realidade concreta.

Assuntos nesse artigo: #operacaoshmar, #policiacivil, #justicaitinerante, #deccmc, #atendimentomulher, #lei_maria_da_penha, #violenciacontramulher, #direitosdas mulheres, #apoiolegal, #assistenciacivel, #divorcio, #pensaoalimenticia, #guarda, #acaojuridica, #servicosjustica, #documentosnecessarios, #justicaacessivel, #Manaus, #amazonas, #combateaviolencia, #unidadeitinerante

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

03/08/2025
Geral

Habitar na casa do Senhor: um propósito espiritual

01/08/2025
Geral

Agosto Lilás: Combate à Violência Contra a Mulher

01/08/2025
Geral

Escutas públicas PNAB: Participe da cultura inovadora

01/08/2025
Geral

Pavimentação de ramais – Obras que transformam Manaus

31/07/2025
Geral

Trânsito Seguro: Pit Stop para Motociclistas em Manaus

31/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus