Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FVS-RCP destaca impactos do trabalho infantil na saúde no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS-RCP destaca impactos do trabalho infantil na saúde no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

12/06/2025
Compartilhar

Vigilância em saúde do trabalhador alerta sobre os riscos físicos e mentais associados ao trabalho precoce

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Em apoio ao Dia Mundial de Combate ao trabalho infantil, nesta quinta-feira (12/06), a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destaca os impactos à saúde de crianças e adolescentes que são expostos precocemente a atividades laborais. A data, instituída pela Organização Internacional do trabalho (OIT), é um chamado global à proteção da infância.

A FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), alerta para os riscos físicos, mentais e sociais relacionados ao trabalho precoce. A atividade precoce no trabalho prejudica a formação escolar e expõe crianças a ambientes insalubres, longas jornadas e riscos de acidentes. A atuação da FVS-RCP no enfrentamento ao trabalho infantil passa pelo monitoramento de agravos à saúde relacionados ao trabalho.

“Por meio da Vigilância em saúde do trabalhador (Visat), identificamos situações que violam os direitos da infância e interferem diretamente na saúde de crianças e adolescentes”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. Ela destaca que o trabalho infantil é uma grave questão de saúde pública, que exige atuação intersetorial e vigilância permanente.

À frente do centro de referência Estadual em saúde do trabalhador (Cerest-AM) na FVS-RCP, Cinthia Santos reforça a importância de falar sobre a temática. “trabalho infantil é qualquer atividade profissional, remunerada ou não, realizada por crianças ou adolescentes abaixo da idade mínima permitida por lei, que prejudique seu desenvolvimento físico, mental, emocional, social e educacional”, destaca a coordenadora do Cerest-AM.

trabalho infantil

Como exemplo prático, a FVS-RCP cita como trabalho infantil: criança vendendo doces ou água na rua; adolescente trabalhando em oficina mecânica, roçado ou construção civil; menina cuidando sozinha de irmãos e fazendo tarefas domésticas em casas de terceiros (trabalho doméstico infantil); adolescente exposto a produtos químicos, lixo ou trabalho com risco de acidentes.

No Brasil, o trabalho de menores de 14 anos é ilegal, mesmo que “ajudando” a família. A partir dos 14 anos, o trabalho é permitido tendo o adolescente como aprendiz, com contrato formal, carga horária reduzida e atividades que não prejudique os estudos nem a saúde. Até os 18 anos, é proibido o trabalho perigoso, insalubre ou em horários noturnos (entre 22h e 5h).

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

canal de denúncias

A FVS-RCP reforça que casos de trabalho infantil devem ser denunciados por meio do Disque 100, canal do Ministério dos direitos humanos e da Cidadania. Além disso, profissionais de saúde devem notificar todo agravo à saúde relacionado ao trabalho infantil no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), fortalecendo a vigilância ativa nos territórios.

A FVS-RCP atua na articulação com os municípios, orientando sobre a identificação e notificação desses casos, com foco na prevenção de agravos e na promoção da saúde das crianças e adolescentes do Amazonas.

O post FVS-RCP destaca impactos do trabalho infantil na saúde no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

06/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

06/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

06/09/2025
Governo do Amazonas

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

06/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

06/09/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

06/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus