Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Sedecti participa da Eco Amazônia 2025 e destaca protagonismo do Amazonas na construção de ecossistemas de inovação para a bioeconomia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Sedecti participa da Eco Amazônia 2025 e destaca protagonismo do Amazonas na construção de ecossistemas de inovação para a bioeconomia

06/06/2025
Compartilhar

Painel promoveu integração entre instituições públicas, startups e pesquisadores para impulsionar a bioeconomia na região

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, nesta quinta-feira (05/06), do painel Ecossistemas de Inovação na Bioeconomia – Conectando Ciência, Mercado e Comunidades Locais, durante a abertura da programação da Eco Amazônia 2025, no Manaus Plaza Shopping. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), e integra as ações da Semana do Meio Ambiente.

A ação reuniu representantes do poder público, do setor produtivo e organizações da sociedade civil para debater os caminhos e as estratégias necessárias para consolidar um modelo de bioeconomia baseado na inovação, no conhecimento tradicional e no uso sustentável da biodiversidade amazônica.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destacou o avanço do estado na consolidação de uma agenda estratégica para a bioeconomia. 

“Cem anos depois de perdermos o ciclo da borracha, temos a chance de construir um modelo de desenvolvimento sustentável estruturado, a partir do planejamento, da ciência e a valorização dos recursos da floresta em pé. O painel mostrou que as instituições do Amazonas estão prontas e comprometidas com esse futuro”, afirmou Medeiros.

Ainda segundo o secretário-executivo, o Amazonas avança com a construção da Política Estadual de Bioeconomia, coordenada pela Sedecti, que está sendo elaborada de forma participativa, com escutas públicas realizadas em diversos municípios. 

“A bioeconomia que estamos desenhando tem a cara do nosso estado. É uma política construída a partir dos territórios, que respeita e incorpora os saberes locais e propõe soluções integradas ao Polo Industrial de Manaus. Com isso, conseguimos gerar renda, conservar a floresta e melhorar a vida das pessoas que nela vivem”, completou o secretário.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou a importância da programação e a integração entre a política ambiental e a política de desenvolvimento econômico do estado. 

“A Sedecti está liderando uma agenda essencial para o Amazonas, onde a formulação da política estadual de bioeconomia é fundamental para ampliar as alternativas de desenvolvimento sustentável e garantir que o estado avance na transição para uma nova economia, sem abrir mão da conservação dos nossos ativos naturais”, disse Taveira.

O painel contou também com a presença de empreendedores do setor de bioinovação e representantes de startups regionais. A diretora de operações da Amazonzyme, Samantha Silva, agradeceu o convite e ressaltou a importância do ambiente criado pela Eco Amazônia para promover conexões entre diferentes setores. 

“É uma experiência muito rica poder dialogar com os representantes que estão moldando as políticas públicas e os caminhos da bioeconomia. Esse tipo de evento é fundamental para fomentar o ecossistema de inovação, especialmente para startups com foco em biotecnologia e soluções amazônicas”, destacou a diretora.

Medidas ambientais e avanços estratégicos

O Governo do Estado anunciou  também um pacote de medidas que marcam avanços na política ambiental do Amazonas, como a assinatura dos primeiros contratos de REDD+ em Unidades de Conservação estaduais, a formalização do convênio para elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, além da entrega de equipamentos de proteção individual a seringueiros do Programa Floresta em Pé e da contratação de 53 brigadistas para atuar no combate às queimadas em nove municípios da região sul do estado.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sedecti sugere criação de Nota Técnica para fortalecer a educação escolar indígena no Amazonas.

16/12/2025
SEPLANCTI

No dia da Economia Solidária, Amazonas celebra política estadual do trabalho cooperativo

15/12/2025
SEPLANCTI

Artesanato e empregabilidade crescem em 2025 e Sedecti projeta avanços para 2026

13/12/2025
SEPLANCTI

Conecti alinha construção do Plano Estratégico Estadual de CT&I durante a 9ª Reunião Ordinária

11/12/2025
SEPLANCTI

Secretário da Sedecti volta a defender o Polo de Ar-Condicionado durante a 321ª Reunião do CAS.

11/12/2025
SEPLANCTI

Sedecti participa do encontro de negócios estratégicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

10/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus