Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Prefeito David Almeida assina acordo com TJ-AM para perdoar 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida assina acordo com TJ-AM para perdoar 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça

13/05/2025
Compartilhar

Em uma parceria histórica com o Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira, 13/5, um Acordo de Cooperação Técnica para encerrar cerca de 200 mil processos de execução fiscal de pequeno valor — referentes a dívidas de até R$ 10 mil. A medida vai ajudar a desafogar o sistema judiciário, gerar economia aos cofres públicos e ampliar as oportunidades para que os contribuintes regularizem sua situação com o município.

A solenidade foi realizada na sede do TJ-AM, localizada na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital, e contou com a presença do presidente do tribunal, desembargador Jomar Fernandes; do presidente do Sistema Permanente de Mediação e conciliação (Sispemec), desembargador Délcio Luís Santos; do procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo; e do subprocurador adjunto da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Marco Aurélio Choy.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou os benefícios da iniciativa. “São mais de 200 mil ações que serão extintas. Ganha o contribuinte, ganha a prefeitura, ganha o tribunal de justiça com suas metas. E, acima de tudo, damos mais celeridade à tramitação dos processos aqui no tribunal”, afirmou David Almeida.

A extinção das ações segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu como legítima a dispensa de cobrança judicial de débitos de pequeno valor, nos casos em que o custo da ação ultrapassa o montante da dívida. A medida atende aos princípios constitucionais da eficiência e da economicidade.

O desembargador Délcio Luís Santos ressaltou a importância da cooperação entre os poderes para garantir uma justiça mais ágil e focada. “Temos aproximadamente 800 mil execuções fiscais em andamento. Esse acordo nos permite baixar os processos de menor valor, liberando nossos magistrados para casos mais relevantes”, destacou. Ele também enfatizou que a prefeitura está oferecendo alternativas acessíveis de negociação para os contribuintes interessados em quitar suas dívidas.

O procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo, reforçou o caráter técnico da medida e sua contribuição para uma política fiscal mais eficiente. “Estamos colocando em prática uma política pública de inteligência fiscal. Esses processos pequenos, além de sobrecarregarem o Judiciário, têm baixa recuperação e alto custo. Ao concentrarmos esforços em cobranças mais efetivas e abrirmos canais de negociação para os contribuintes, ganhamos em eficiência e justiça tributária”, explicou.

A Prefeitura de Manaus já oferece aos contribuintes condições facilitadas para negociação de dívidas, por meio da Lei de Transação Tributária, que deu origem ao programa “Dívida Zero”.  Com ele, é possível parcelar, obter descontos e regularizar a situação sem precisar entrar na justiça.  Para aderir ao programa acesse o link semefatende.Manaus.am.gov.br/dividazero2025

A iniciativa integra o esforço da Prefeitura de Manaus para modernizar a gestão tributária. Com a Lei de Transação Tributária, já é possível negociar dívidas com descontos, parcelamentos e condições especiais ao longo de todo o ano. A tradicional Semana da Regularização Tributária, que antes ocorria por prazo limitado, também foi ampliada para aumentar a adesão.

Sem custo direto para o município, o acordo representa uma economia significativa de recursos e de tempo. A desjudicialização dessas cobranças permitirá à Procuradoria-Geral do Município redirecionar esforços para execuções com maior potencial de recuperação, aumentando a arrecadação e fortalecendo a justiça fiscal em Manaus.

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Semcom

Fotos – Antonio Pereira/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdYF2

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para participar do treinamento ‘Tráfego Pago’

11/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove ação lúdica de educação de trânsito no parque Cidade da Criança

10/12/2025
Prefeitura de Manaus

Estudantes da Prefeitura de Manaus são destaques em competições nacionais em diversas modalidades desportivas

10/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura reforça sinalização horizontal em vias das zonas Norte e Oeste para melhorar segurança no trânsito

10/12/2025
Prefeitura de Manaus

Podcast da Prefeitura de Manaus retoma debates sobre prevenção e cuidados em saúde

10/12/2025
Prefeitura de Manaus

Ocupações irregulares em calçadas são alvo de demolição administrativa pela Prefeitura de Manaus

10/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus