Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ipaam vistoria obra de mina de potássio e garante monitoramento ambiental em Autazes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ipaam vistoria obra de mina de potássio e garante monitoramento ambiental em Autazes

24/04/2025
Compartilhar

Técnicos acompanharam ações iniciais da Potássio do Brasil e verificaram cumprimento das licenças

Fotos: Moisés Henrique/Ipaam

Técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizaram, na quarta-feira (23/04), uma vistoria técnica nas áreas onde está sendo implantado o projeto de extração de potássio pela empresa Potássio do Brasil, no município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu a convite da empresa e teve como objetivo apresentar o andamento das atividades desenvolvidas após a concessão das licenças ambientais pelo órgão estadual.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, informou que durante a agenda, a equipe técnica do Instituto percorreu pontos estratégicos do projeto, incluindo o chamado “furo 43”, local onde foi confirmada a presença da camada mineralizada de potássio, e a área das perfurações verticais (shafts) para extração do insumo.

O gestor do Ipaam também destacou que, durante a visita, a equipe passou pela comunidade Urucurituba, localizada nas proximidades da futura planta de extração e beneficiamento do minério, onde visitaram a sede da empresa contratada para executar a supressão vegetal. O local abriga o escritório e os dormitórios da equipe técnica.

Fotos: Moisés Henrique/Ipaam

Além disso, foi vistoriado o terreno destinado ao terminal de minério e porto, atualmente em fase de supressão vegetal, e o Cetas temporário (Centro de Triagem de Animais Silvestres), estruturado para o resgate e manejo da fauna local, como parte das ações de controle e mitigação ambiental previstas no licenciamento do projeto.

“Outro ponto visitado foi o viveiro de mudas implantado pela empresa, onde são cultivadas espécies frutíferas e florestais com o objetivo de contribuir para a recuperação de áreas degradadas”, contou Picanço.

De acordo com a engenheira química da Gerência de Recursos Minerais (GERM) do Instituto, Mayara Barbosa, até o momento, as obras estão em fase inicial e o Ipaam segue monitorando de perto o andamento do projeto.

“As obras ainda estão em fase inicial, então, até agora, tudo transcorre dentro do esperado. O Ipaam segue acompanhando de perto cada etapa do projeto. Como as atividades no local ainda são bem preliminares, nosso foco tem sido o monitoramento das ações iniciais”, explicou a técnica.

Potássio do Brasil

As vistorias foram acompanhadas pelo presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit. Segundo a empresa mineradora, o empreendimento encontra-se atualmente na fase de supressão vegetal, além da execução das ações de controle e resgate de fauna.

Ainda durante a visita, os técnicos do Ipaam realizaram uma vistoria no trecho da rodovia que dará acesso à planta de extração. A inspeção ocorreu após solicitação da empresa para avaliação de uma possível alteração no traçado da via, visando melhor adequação à logística do projeto.

O potássio é um dos principais insumos utilizados na produção de fertilizantes, e o projeto em Autazes é considerado estratégico para a redução da dependência brasileira de importações no setor agrícola.

O post Ipaam vistoria obra de mina de potássio e garante monitoramento ambiental em Autazes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Operação Rio Negro resulta em R$ 427,8 mil em multas por crimes ambientais em Unidades de Conservação do Amazonas

13/09/2025
Governo do Amazonas

Inovação a gás natural: workshop promovido pela Cigás apresenta novas soluções no segmento

13/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima reforça segurança em Novo Airão com novas viaturas

13/09/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM contempla 100 mototaxistas com kit de segurança no município de Novo Airão

13/09/2025
Governo do Amazonas

HPS Platão Araújo registra aumento de 60% no número de cirurgias ortopédicas

13/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega 150 novos títulos definitivos de propriedade em Novo Airão

12/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus