Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Esporotricose: Amazonas emite novo informe epidemiológico nesta terça-feira
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Esporotricose: Amazonas emite novo informe epidemiológico nesta terça-feira

25/03/2025
Compartilhar

Informe está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br

FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), divulga, nesta terça-feira (25/03), o informe epidemiológico de esporotricose humana e animal, uma infecção subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix.

O documento está disponível no site FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br). O informe é dividido em dados de esporotricose humana e animal, notificados à FVS-RCP e é atualizado mensalmente, na última terça-feira do mês.

Esporotricose humana

No Amazonas, de 1º de janeiro até o dia 25 de março, foram notificados 338 casos de esporotricose humana, sendo 266 confirmados e 34 estão em investigação. Não há óbitos relacionados à doença. Os casos confirmados correspondem a pessoas residentes em Manaus (253), Presidente Figueiredo (8), Maués (2), Barcelos (1), Manacapuru (1) e Tabatinga (1).

Esporotricose animal

No Amazonas, de 1º de janeiro a 25 de março, foram notificados 1.134 casos de esporotricose animal, sendo 1.078 confirmados e 672 em tratamento. Foram registradas 405 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é de gatos (96,8%), seguidos de cães (3,2%). Os animais envolvidos são, em maioria (65,3%), machos.

Sobre a esporotricose

A esporotricose é uma infecção causada por fungos do gênero Sporothrix, presentes de forma natural no solo, nas cascas de árvores e na vegetação em decomposição. Esse fungo PODE infectar humanos, gatos, cães e outros mamíferos.

A transmissão para seres humanos ocorre quando o fungo entra em contato com a pele ou mucosas, geralmente por meio de ferimentos causados por espinhos, lascas de madeira ou palha que estiveram em contato com vegetais contaminados. Caso haja suspeita de esporotricose em humanos, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.

Os animais também podem ser transmissores da doença, passando o fungo para humanos e outros animais por arranhaduras, mordeduras, lambeduras ou pelo contato com secreções respiratórias e lesões cutâneas ou nas mucosas.

Para prevenir a infecção, recomenda-se que cães e gatos não circularem nas ruas sem supervisão. Isso reduz o risco de exposição ao fungo. Se houver suspeita de esporotricose em animais, é crucial levá-los ao veterinário com urgência.

Para mais informações, clique e confira o boletim

O post Esporotricose: Amazonas emite novo informe epidemiológico nesta terça-feira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima abre 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam com expectativa de movimentar R$ 10 milhões

12/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima reafirma pagamento do Passe Livre de alunos da rede estadual e reforça que responsabilidade pelo transporte coletivo é da Prefeitura de Manaus

12/09/2025
Governo do Amazonas

Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

12/09/2025
Governo do Amazonas

Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

12/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios

12/09/2025
Governo do Amazonas

Hospital Delphina Aziz entra na reta final de preparação para iniciar transplantes de fígado no Amazonas

12/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus