Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro

18/02/2025
ADS FEIRA DA ADS EM SANTA ISABEL DO RIO NEGRO FOTO DIVULGACAO ADS 1024x473 1
Compartilhar

Programação incluiu reuniões, visitas, capacitações e reativação da Feira de Produtos Regionais, beneficiando diretamente produtores e piscicultores locais

ADS FEIRA DA ADS EM SANTA ISABEL DO RIO NEGRO FOTO DIVULGACAO ADS 1024x473 1
ADS Aula despesca e a biometria em Santa Isabel do Rio Negro engenheira de pesca da ADS Renata Veiga Foto Divulgacao ADS 1024x473 1
Fotos: Divulgação / ADS

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) implementou uma série de iniciativas em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fomentar a comercialização de produtos regionais. As atividades, realizadas entre quarta-feira (12/02) e segunda-feira (17/02), incluíram reuniões estratégicas, visitas a campo, sessões de capacitação e a reativação da Feira de Produtos Regionais da ADS no município, proporcionando benefícios diretos aos produtores e piscicultores locais.

No primeiro dia de atividades, a engenheira de pesca Renata Veiga, o engenheiro agrônomo João Netto e o técnico Manoel Contreira realizaram visitas aos produtores interessados em participar dos programas da ADS. Paralelamente, a equipe técnica conduziu uma reunião informativa para divulgar as iniciativas da Agência, contando com a participação da Secretaria Municipal de Produção Rural, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Câmara de Vereadores.

“Na ocasião, houve uma rica troca de conhecimentos, discussão de novas oportunidades e planejamento de futuras capacitações e metodologias colaborativas”, explicou Renata.

Na manhã de quinta-feira (13/02), foi iniciado o cronograma de capacitações voltado para piscicultores e produtores rurais, com o curso Apoio à Comercialização por meio de Boas Práticas de Manejo na Piscicultura. A formação enfatizou a relevância de estabelecer um processo produtivo sustentável na piscicultura, promovendo práticas que assegurem eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

ADS Visita as instalacoes da Agroindustria Waita Ruka Casa de Fruta Foto Divulgacao ADS 1024x683 1
ADS Entrega de implementos em Santa Isabel do Rio Negro Foto Divulgacao ADS 1024x768 1
Fotos: Divulgação / ADS

“O treinamento incluiu aprendizado sobre biometria e despesca, culminando com a aplicação da ferramenta Canvas como um modelo estratégico para planejar e estruturar o processo produtivo. Essa metodologia capacitou 14 piscicultores a visualizar, organizar e tomar decisões de maneira mais eficiente, aumentando sua competitividade no mercado”, explicou a engenheira de pesca da ADS e responsável pela iniciativa, Renata Veiga.

No mesmo dia, com o objetivo de reforçar a fertilidade do solo, diminuir as perdas por erosão e melhorar a conservação da terra, além de auxiliar na ciclagem de nutrientes, produção de energia e redução de resíduos, foi realizado o curso Utilização de Biomassa na Conservação e Manejo das Características de Baixa Fertilidade dos Solos. A capacitação, ministrada pelo engenheiro agrônomo João Netto, beneficiou 14 participantes.

Na manhã de sexta-feira (15/02), foram realizadas práticas essenciais para a produção e comercialização de peixes, como a despesca e a biometria, que envolve a medição de parâmetros como peso e comprimento dos peixes. Além disso, foi aplicada a técnica de retirada de espinha de peixe, visando o melhoramento e a valorização do pescado, tornando-o mais atrativo para o mercado. As práticas são fundamentais para garantir um manejo sustentável, eficiente e seguro na piscicultura.

No fim de semana, técnico da ADS, Manoel Contreira, prestou suporte em práticas de campo, cadastramento de feirantes e levantamento de propostas para o programa Mais Crédito Amazonas Feirantes, promovido pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O evento também contou com a contribuição da equipe na reativação da Feira de Produtos Regionais da ADS. Ao todo, oito feirantes, participantes da primeira edição da feira, foram recadastrados. A feira será realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, das 6h às 11h30, na Rua Monsenhor Giordane, em frente ao campo de futebol.

“A ação no município foi concluída com um convite da Secretaria de Produção Rural para a entrega de implementos agrícolas, seguida por uma visita às instalações da Agroindústria Waita Ruka – Casa de Fruta, especializada no beneficiamento de frutas desidratadas”, disse Renata.

O post ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE REUNIAO BID FOTOTIAGOCOREEA 3 1024x682 1
Governo do Amazonas

Equipes do BID acompanham, em Manaus, os avanços dos programas executados com o Governo do Amazonas

08/05/2025
Sepror PAA Boca do Acre foto Divulgacao 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas adquire alimentos de produtores rurais em Boca do Acre

08/05/2025
FVS RCP Fortalecimento resposta a mpox FOTO Leticia Araujo FVS RCP 1024x772 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP fortalece resposta à Mpox junto às vigilâncias em saúde municipais

08/05/2025
SES Intercambio com o Complexo Regulador de SP Foto Divulgacao SES
Governo do Amazonas

SES-AM participa de intercâmbio com o Complexo Regulador de São Paulo

08/05/2025
creme dental colgate
Governo do Amazonas

Procon-AM alerta: Anvisa volta a interditar creme dental Colgate Total Clean Mint por precaução

08/05/2025
Foto Luan Martins Sesacre 1024x681 1
Governo do Amazonas

Ação coordenada das secretarias de Saúde do Amazonas, do Acre e de Rondônia garante transplante de fígado de paciente de Envira

07/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus