A formação ocorrerá no modelo de ensino remoto e tem previsão de início para o dia 5 de março de 2025
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Educadores da Educação Básica da rede estadual de ensino do Amazonas, agora, têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para realizarem suas inscrições no curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”. O prazo é válido para aqueles que atuam na capital. Para os educadores do interior, as inscrições se estendem até o dia 28 de fevereiro.
O curso integra as ações da Política Nacional de Equidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e, no Amazonas, será promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O curso tem como objetivo promover o letramento racial entre os profissionais que atuam na Educação Básica, na capital e nos municípios do Amazonas, além de contribuir para a formação de professores e gestores alinhados aos princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ).
Em Manaus, a instituição que receberá o curso será a UEA e o período de inscrições, iniciado no dia 25 de novembro deste ano, foi prorrogado e se encerra no dia 31 de janeiro de 2025. As inscrições para a formação são executadas por meio de formulário, que pode ser acessado em https://abrir.link/bGaOk. Já o edital do processo pode ser acessado neste link https://abrir.link/QXJje.
Interior
No interior, os inscritos serão atendidos pela Ufam. As inscrições para os municípios, que se iniciaram no dia 17 de novembro e se encerram no dia 28 de fevereiro de 2025, podem ser feitas pelo link https://abrir.link/fxOst. Outras informações podem ser acessadas pelo endereço https://abrir.link/ynBWb.
De acordo com o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação, Rafael Ferreira, o curso será relevante para criar uma mobilização nos espaços acadêmicos, trazendo temáticas que necessitam de cada vez mais visibilidade.
“O curso será importante para as universidades, na medida em que se mobiliza e traz para os espaços acadêmicos temáticas que antes eram inviabilizadas. No campo da educação básica, é imprescindível que os nossos professores tenham acesso à formação continuada, relacionada à temáticas étnico–raciais”, ressaltou o diretor.
A formação ocorrerá no modelo de ensino remoto e está prevista para iniciar em março de 2025.
O post PNEERQ estende prazo de inscrições para curso de letramento racial apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.