Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Jogos da Juventude: Delegação amazonense chega a 13 medalhas e busca recorde histórico
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Jogos da Juventude: Delegação amazonense chega a 13 medalhas e busca recorde histórico

21/11/2024
Compartilhar

Em 2023, o Amazonas finalizou os Jogos da Juventude com o seu melhor resultado na história, com 16 medalhas, número a ser ultrapassado

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A delegação amazonense chegou a 13 medalhas nos Jogos da Juventude 2024 e está a quatro de bater o recorde de 16 medalhas conquistadas em 2023. Na última quarta-feira (20/11), os atletas amazonenses sagraram-se campeões por equipe no wrestling masculino, na categoria greco-romana. No feminino, a equipe nortista alcançou a prata, no estilo livre. As disputas de medalhas para o Amazonas seguem nesta quinta-feira (21/11), nas modalidades vôlei de praia, águas abertas e basquete masculino.

Com dez medalhas conquistadas, a equipe amazonense de wrestling é o destaque da delegação até o momento. No total, o time encerrou a competição com três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze. O resultado alçou o Amazonas à 10ª posição no ranking de medalhas por estado, que conta com todos os entes federativos do Brasil. Caso permaneça nesta colocação após o fim da competição, será o melhor ranqueamento da história do Amazonas nos Jogos da Juventude.

Responsável por duas das medalhas de ouro do Amazonas, o atleta Francisco ‘Russinho’ Panduro, 15, comemorou o resultado. aluno da escola Estadual (EE) Imaculada Conceição, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), Russinho, como é conhecido pelos amigos, treinadores e familiares, também participou, no início do mês de novembro, da Gymnasiade, principal campeonato escolar do mundo. Em Bahrein, no Oriente Médio, o atleta conquistou a medalha de prata.

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Estou muito feliz com as medalhas de ouro. O nível dos Jogos da Juventude é muito alto, e consegui me sair muito bem. Mostra que estou no caminho certo. Quero continuar competindo e viajando pelo mundo. Amo meu esporte”, compartilhou Francisco.

Sonho traçado

Na edição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, 37% dos atletas que compuseram a delegação brasileira no principal evento esportivo do mundo participaram, pelo menos uma vez, dos Jogos da Juventude. Também com duas medalhas de ouro na competição, o atleta Vitor Braga, aluno da EE professora Ruth Prestes Gonçalves, ressaltou que sai satisfeito e querendo mais: lutar pela vaga na seleção brasileira de wrestling.

“Também participei da Gymnasiade e vim para cá logo em seguida. Estou em evolução no esporte e quero cada vez mais. Quem sabe, chegar em uma olimpíada. Estou muito feliz”, destacou Vitor.

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Panorama geral

Nesta quinta-feira, a dupla de vôlei de praia amazonense enfrenta o estado de Goiás nas semifinais da categoria. O Amazonas também segue vivo no basquete masculino, e também disputará as semifinais. Já na modalidade de águas abertas, o dia é de expectativa de medalhas com a atleta Kathleen Amaral, da escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Marcantônio Vilaça II.

Nesta edição dos Jogos da Juventude, a atleta já competiu na natação, nas provas do 400 e 800 metros livre, 1500 metros e revezamento feminino. Agora, vai representar o Amazonas na prova que ela diz ser sua maior paixão. Serão 5 km de prova no mar da praia de Cabo Branco, em João Pessoa (PB).

“Quando comecei a praticar natação, meu treinador percebeu que eu não tinha tanta vantagem em provas de velocidade, e comecei a me especializar em provas de resistência. Estou muito empolgada em participar desta prova aqui nos Jogos da Juventude”, finalizou a atleta.

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Os Jogos da Juventude reúnem, nesta edição, mais de 4 mil atletas de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Até o próximo dia 28 de novembro, os atletas do Amazonas terão participado de 16 das 18 modalidades esportivas em curso na competição. No total, a delegação amazonense conta com 151 atletas. Além das dez medalhas no wrestling, o Amazonas conquistou uma medalha de prata no judô e outras duas de bronze no badminton.

O post Jogos da Juventude: Delegação amazonense chega a 13 medalhas e busca recorde histórico apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

PC-AM apreende mais 23 quilos de drogas escondidas em um colchão e prende mulher em flagrante em Amaturá

15/11/2025
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Rede de Memórias’ emociona público ao reviver tradições e afetos da cultura amazonense

15/11/2025
Governo do Amazonas

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

15/11/2025
Governo do Amazonas

Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM

15/11/2025
Governo do Amazonas

Eeti Ribeiro da Cunha celebra 100 anos de história na educação amazonense

15/11/2025
Governo do Amazonas

Arena Rosa e Azul: Sejusc promove ação de saúde para pessoas idosas na zona norte de Manaus

15/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus