Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá

30/10/2024
WhatsApp Image 2024 10 30 at 16.23.17
Compartilhar

Foram instalados 634 pontos de LED, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes do município

WhatsApp Image 2024 10 30 at 16.23.17
Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
WhatsApp Image 2024 10 30 at 16.23.16 1024x683 1
Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública do município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), com a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas. No total, foram instalados 634 pontos de iluminação em LED, sendo 536 na sede da cidade e 98 na comunidade Nova Itália, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes das áreas urbana e rural.

A ação do Governo do Estado, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contou com investimentos de cerca de R$ 1,4 milhão. O Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.
Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, com a finalização dos serviços em Amaturá, o Governo do Estado avança e já alcança 215 comunidades e 45 municípios do interior com um sistema de iluminação moderno e eficiente.
“Já instalamos mais de 84 mil pontos de LED. A meta do governador Wilson Lima é chegar à 30ª Conferência do Clima (COP-30), em 2025, já com todos os municípios atendidos. Com isso, o Amazonas deve se tornar o primeiro estado brasileiro a ter todas as cidades com iluminação pública totalmente em LED”, disse o secretário.
Ana Cláudia Melo, 54 anos, proprietária de uma padaria na Rua José Eufrásio, em Amaturá, relata que a chegada do Programa Ilumina+ Amazonas fez crescer a clientela. “Tínhamos muitas dificuldades para sair, as ruas eram escuras à noite. Agora, o município está bem iluminado mesmo. E, como eu tenho comércio, melhorou bastante as vendas. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, afirmou.

Próximos municípios
O programa está prestes a iniciar as atividades em mais dois municípios: Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) e na zona rural de Iranduba (a 27 quilômetros da capital amazonense), beneficiando as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Ramal do Jandira, Ramal do Uga-Uga e Unidos do 26.

O post Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amaturá, Governo do Amazonas, Iranduba, Manaus, SECOM, Tonantins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE GOVERNO AVANC807 A NA SOLUC807 A771 O DE MORADIA PARA FAMI769 LIAS DO MONTE HOREBE FOTO TIAGO CORREA UGPE 06 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18/07/2025
UGPE RESERVATO769 RIOS PROSAI AO CENTRO SECRETARIO MARCELLUS CAMPELO E O GOVERNADOR WILSON LIMA FOTO TIAGO CORREA UGPE02 1024x682 1
Governo do Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 145900 1024x682 1
Governo do Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 154254 2 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18/07/2025
PCAM GILMARA LIMA DA SILVA FOTO DIVULGACAO 1024x958 1
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 133711 1024x719 1
Governo do Amazonas

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

18/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus