Foi inaugurado, nesta sexta-feira, 20/9, o Terminal de Integração 7 (T7), localizado na avenida Torquato Tapajós, esquina com a avenida do Turismo, zona Oeste. A estrutura, da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), foi planejada para melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto aos moradores das zonas Norte e Oeste de Manaus, além de atender à zona rural na BR-174.
O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou a importância da construção do T7 para suprir as necessidades de mobilidade da região. “São 32 comunidades que serão atendidas por este terminal, sem contar os nossos irmãos e as nossas lideranças também da área rural a partir da BR-174. O terminal segue um padrão de modernidade. Padrão este que nós temos empreendido, nos terminais reformados e no transporte público, que, recentemente, recebeu cerca de 400 ônibus, todos com ar-condicionado e com câmera de monitoramento”, disse Rotta.
Com uma área total de 15.946,29 metros quadrados e uma arquitetura moderna e acessível, o T7 está equipado com tecnologias de ponta e oferece uma estrutura completa para atender a população com segurança e conforto. O terminal conta com duas plataformas de embarque e desembarque, além de áreas dedicadas a ciclistas e veículos particulares.
“O T7 é o mais moderno, mais bem equipado terminal da cidade de Manaus, e isso se deve à equipe de profissionais que trabalhou em conjunto com as comunidades, que nos ajudaram, durante todo o processo, a desenvolver e executar o Terminal 7. Trazendo inovações como atendimento completo do Sinetram, bicicletário, fiscalização 24 horas, monitoramento da nossa Guarda Municipal e secretaria de segurança”, detalhou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.
A nova estrutura foi projetada para proporcionar viagens mais rápidas e eficientes, especialmente pelo corredor viário da avenida Torquato Tapajós, que conecta o T7 diretamente às estações de transbordo do corredor da avenida Constantino Nery, oferecendo a possibilidade de pagamento de uma única tarifa para os usuários.
Além da melhoria na infraestrutura de transporte, o Terminal 7 também abriga diversas áreas de serviço, como guaritas de segurança, salas para motoristas, sanitários e espaços para instituições como a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e a Guarda Municipal. Totens de recarga de bilhetes e painéis digitais com informações em tempo real também estão disponíveis para facilitar o dia a dia dos passageiros.
Uma das principais inovações trazidas pelo Terminal 7 é a reorganização das linhas de ônibus que atenderão a região. O terminal será integrado por um total de 22 linhas, que permitirão maior conectividade entre as zonas Norte, Oeste e áreas adjacentes. Dessas linhas, oito são novas, projetadas para suprir as demandas específicas das comunidades locais.
As linhas de ônibus que atendem o Terminal de Integração 7 foram planejadas, em conjunto com as comunidades beneficiadas, garantindo que as demandas locais fossem atendidas de forma eficaz. Essa colaboração foi essencial para definir as oito novas linhas, somando um total de 22 linhas que integram o terminal. Durante esta fase inicial de operação, as linhas criadas serão acompanhadas de perto, para que possíveis ajustes possam ser feitos, conforme as necessidades reais dos moradores e usuários forem observadas, assegurando um transporte público mais eficiente e acessível.
“A entrega do Terminal 7 está sendo muito gratificante para nós da zona Oeste. Eu moro no Parque das Tribos, que fica no Tarumã-Açu, e estudo no Centro, tínhamos apenas uma linha que não supria a necessidade para nos locomover, se tornando muito difícil, mas o terminal vai ajudar com mais opções, melhorar nossa mobilidade”, disse a moradora Neia Apurinã, pertencente à etnia apurinã.
Entre as principais conexões, destaca-se a linha 340, que oferece acesso direto ao centro da cidade. As linhas 560 e 643 conectam os passageiros ao Terminal 4 (T4), enquanto a linha 341 faz a ligação com o Terminal 2 (T2). Para quem precisa chegar ao Terminal 3 (T3), a linha 342 estará disponível. Por fim, a linha 343 servirá os passageiros que desejam ir até a Ponta Negra, uma das áreas mais visitadas de Manaus.