Prefeito defende continuidade da reestruturação das escolas, elevação da qualidade do ensino e uma educação para todos
MANAUS, 9 DE AGOSTO – Adotar novas ferramentas e metodologias de ensino digital. Investir na formação de estudantes empreendedores e inovadores. Essas são estratégias do Manaus+ Educação, que faz parte dos sete eixos estratégicos de gestão contidos no Plano de Governo do prefeito David Almeida, candidato à reeleição, apresentado à Justiça eleitoral.
”Quando assumimos (2021), as escolas estavam fechadas pela pandemia da Covid-19, alunos e professores em casa, dificuldade para o ensino à distância, mas com muito trabalho, vencemos. Reconstruímos mais de 360 escolas, valorizamos os profissionais da educação e alcançamos nota histórica no exame nacional do Ideb. Manaus já mudou e vai continuar mudando”, destaca David Almeida.
PROPOSTAS
Para continuar avançando na educação, o prefeito, que tem como candidato de chapa a vice, o ex-secretário Renato Junior, defende:
1 – Consolidação do Programa Reformar: melhorando o ambiente de aprendizagem na rede municipal, incluindo construção de novas creches e escolas do Ensino Fundamental;
2 – Ampliação do investimento na aquisição de materiais didáticos, no uso de novas tecnologias, na capacitação de docentes e em atividades extracurriculares;
3 – Ampliação dos Programas Proesc: Orçamento na escola, Progesc: Gestão nas escolas; e de Segurança na escola;
4 – Instituição do Programa Mais tempo na escola: aumento de matrículas de tempo integral e novas unidades com aulas de reforço no contrafluxo;
5 – Reforço do Programa Educa Mais Manaus, que garante o direito à alfabetização e progressão na escolarização.
INCLUSÃO
Além disso, David Almeida defende no Manaus+ Inclusiva a ampliação dos investimentos na capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino, em educação inclusiva, ambiental e tecnológica. E a partir dos novos aprendizados, o desenvolvimento de programas nessas mesmas áreas.
Também são prioridade o apoio a projetos voltados à acessibilidade, a inclusão e a interculturalidade, voltados principalmente aos estudantes com necessidades especiais, indígenas e quilombolas. E o esporte também terá uma atenção ainda maior no dia a dia escolar.