Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Estado inicia implantação de iluminação pública de LED em Santo Antônio do Içá
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Estado inicia implantação de iluminação pública de LED em Santo Antônio do Içá

23/10/2024
Compartilhar

O município vai receber 1.810 pontos na sede e em mais seis comunidades rurais

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas inicia, nesta sexta-feira (25/10), os serviços de modernização da iluminação pública de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus). Por meio do Programa Ilumina+ Amazonas serão implantados 1.810 pontos de LED no município.

Serão 1.087 pontos de iluminação na sede do município e mais 723 na área rural – 266 em Vila Oterosa, 213 em Betânia, 136 em Boa Vista, 82 em São José, 16 em São Gabriel e 10 em São Salvador.

O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente utilizadas no interior, que são mais poluentes e menos eficientes que as modernas luminárias de LED.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a tecnologia LED oferece maior eficiência energética, permitindo uma economia de até 60% no consumo de eletricidade.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

“O LED garante, ainda, redução na emissão de gás carbônico na atmosfera. O programa também está proporcionando um ganho social muito grande para a população do interior, que agora PODE ocupar os espaços públicos à noite com mais segurança”, disse.

Outros municípios

A UGPE acaba de concluir a implantação de LED em Barcelos, onde a área urbana recebeu 1.052 pontos de iluminação. Na área rural foram 198 pontos – 80 em Moura, 47 em Piloto, 34 em Carvoeiro, 18 em Cauburus, 12 em Dom Pedro II e 7 em Manacauca.

O Ilumina+Amazonas está em andamento no município de Amaturá, onde já foram instalados 634 pontos de LED. Outros municípios como Tonantins e a zona rural de Iranduba também receberão os serviços beneficiando as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Ramal do Jandira, Ramal do Uga-Uga e Unidos do 26.

Avanços

Desde 2022, o Ilumina+ Amazonas já alcançou 44 municípios, 212 comunidades na zona rural e implantou mais de 82 mil pontos de LED no Estado. A meta é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).

O post Governo do Estado inicia implantação de iluminação pública de LED em Santo Antônio do Içá apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amaturá, Barcelos, Governo do Amazonas, Iranduba, Manaus, Santo Antônio do Içá, SECOM, Tonantins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonas registra queda de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026 e tem 18 registros

11/02/2026
Governo do Amazonas

Detran-AM apreende arma, munições e R$ 48 mil durante operação na zona centro-sul

11/02/2026
Governo do Amazonas

Polícia desarticula loja clandestina em Manaus por falsificação de produtos saneantes e venda irregular

11/02/2026
Governo do Amazonas

Resgate de cachorro em Manaus pelo Corpo de Bombeiros libera cadela Kira após uma hora

11/02/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia vencedores da Nota Fiscal Amazonense com 46 sorteados e premiação ampliada

11/02/2026
Governo do Amazonas

Mulheres e meninas na ciência conduzem pesquisas sobre câncer na Amazônia na FCecon e em parceria nacional

11/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus