Revisao: Rozana Soares, equipe Ascom
Entre os dias 17 e 20 de outubro, a cidade de Campinas-SP foi palco da 11ª edição do Fórum Internacional de Ginástica para Todos, com o tema “Territórios da Diversidade”.
O evento contou com apresentações dos acadêmicos de Educação Física, Dança e Artes Visuais do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica – Prodagin, polos Manaus (Feff) e polo Parintins (ICSEZ), que levaram ao público um espetáculo composto por dança, atividades circenses e ginástica.
“As apresentações destacaram a vida e o cotidiano ribeirinho, além de uma forte mensagem de luta pela preservação dos indígenas e da Amazônia. Cada movimento e coreografia foi uma celebração da arte e da diversidade, cativando a plateia com performances emocionantes que uniram movimento, expressão e cultura”, destacaram os representantes da Ufam no evento.
O Prodagin, coordenado pelos professores Lionela Corrêa e Evandro Cabo Verde, levou ao festival uma homenagem à riqueza cultural do Amazonas, e mostrou que “a ginástica é para todos. Foi um show inesquecível, que exaltou a inclusão e a beleza das diferenças”, nas palavras dos docentes.
“Momentos de pura magia marcaram as duas noites, provando que a arte vai além do espetáculo, ela conta histórias e conecta pessoas. Uma verdadeira celebração dos ‘Territórios da Diversidade’ e do poder transformador da ginástica e da arte”, resumiram os participantes sobre a experiência.
Além das duas apresentações artísticas, os membros do Prodagin apresentaram 16 trabalhos científicos e estiveram em mesas temáticas, conferências e mais 18 cursos.