Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ilumina+ Amazonas vai implantar LED em comunidades de Presidente Figueiredo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas vai implantar LED em comunidades de Presidente Figueiredo

23/09/2024
Compartilhar

Programa proporciona economia de custos, eficiência energética e redução na emissão de gás carbônico

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas vai modernizar o sistema de iluminação pública em quatro comunidades de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), com a implantação de modernas luminárias de LED. O serviço será realizado através do Programa Ilumina+ Amazonas. No total, serão instalados 196 pontos de LED, sendo 90 na comunidade São José, 41 em Fé em Deus, 35 em São Jorge e 30 em PDS Moreira.

A previsão de início das instalações é para quarta-feira (25/09). O Município já foi atendido pelo programa em 2022, quando recebeu 1.395 pontos de LED.

Realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente utilizadas no interior.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a tecnologia LED oferece maior eficiência energética, permitindo uma economia de até 60% no consumo de eletricidade.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

“Além de reduzir o consumo de energia e minimizar o impacto ambiental, o programa está gerando um grande benefício social para a população das áreas rurais, que agora PODE usufruir dos espaços públicos à noite e o comércio tem a possibilidade de ampliar seu horário de funcionamento, promovendo o desenvolvimento local”, destacou.

A implantação de LED segue paralelamente em outros municípios. Em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), na sexta-feira (20/09) passada, foi concluída a instalação de 1.006 pontos.

Em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), os trabalhos começaram nesta segunda-feira (23/09), com a previsão de 1.247 pontos de LED, sendo 1.049 na sede e 198 nas comunidades de Cauburus, Piloto, Carvoeiro, Moura e Dom Pedro II.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O programa também está em andamento em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), para a implantação de 426 pontos, dos quais 240 já foram instalados na comunidade Realidade. As demais irão para Ipixuna e Auxiliadora.

Desde 2022, o Ilumina+ Amazonas já alcançou 42 municípios e implantou mais de 76 mil pontos de LED no Estado. A meta é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).

O post Ilumina+ Amazonas vai implantar LED em comunidades de Presidente Figueiredo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Barcelos, Governo do Amazonas, Humaitá, Ipixuna, Manaus, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM

14/08/2025
Governo do Amazonas

Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

14/08/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Festival do Beiradão celebra patrimônio imaterial do estado

14/08/2025
Governo do Amazonas

“Vai ajudar com a entrega do nosso produto”, afirma produtora rural sobre triciclo entregue pelo Governo do Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Fapeam tem 42 eventos científicos e tecnológicos apoiados no segundo semestre de 2025

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

14/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus