Na sexta-feira (20/9), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) promoveu uma Audiência Pública em Lábrea (a 852 quilômetros de Manaus) para discutir as questões relacionadas à segurança pública no município. O evento faz parte da Caravana do “Soluciona BR”, iniciativa do parlamentar que visa solucionar problemas nas estradas do estado. A audiência contou com a presença de cidadãos e autoridades ligadas à segurança, como o delegado titular do município, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar e a conselheira tutelar, além de diversas lideranças locais.
O deputado destacou a importância da participação da população nas Audiências Públicas promovidas pela Caravana, e ressaltou a grande adesão e qualidade da participação dos moradores de Lábrea. Ele também explicou que a intenção inicial era realizar audiências em Humaitá e Lábrea, mas devido à situação tensa em Humaitá, foi necessário realizar uma reunião técnica com as forças de segurança. Dan Câmara é presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Durante a audiência, o comandante da PM falou sobre as dificuldades logísticas enfrentadas pela polícia no município e destacou a importância da BR-319 para uma resposta mais rápida em situações de emergência e no combate ao crime, especialmente os ambientais. O delegado Paulo Jorge abordou o problema das queimadas no município, muitas delas criminosas, e mencionou uma determinação da justiça local que proíbe o uso de fogos de artifício, comuns no período eleitoral. Ele também enfatizou a importância da BR para a economia e segurança da região.
Entre os cidadãos presentes, as principais preocupações foram a segurança nas escolas, a presença do Corpo de Bombeiros no município e os preços elevados das passagens fluviais e terrestres, devido às condições precárias da BR-319 e da BR-230, no trecho entre Humaitá e Lábrea, que necessitam de manutenção urgente. O deputado expressou sua surpresa com a vulnerabilidade e falta de perspectiva enfrentadas pelos jovens do interior e se comprometeu a levar as demandas dos cidadãos e agentes responsáveis pela aplicação da lei em Lábrea às autoridades competentes.
A Caravana do “Soluciona BR” iniciou o caminho de volta a Manaus no sábado (21/9) e deve chegar à capital na próxima segunda-feira (23/9).