Na última quarta-feira (18/9), o deputado Comandante Dan (Podemos) discursou na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para destacar a importância de unir a segurança do cidadão à proteção ambiental. O parlamentar fez essa afirmação ao comentar sobre o Fórum Regional de Proteção Integrada de Fronteiras, realizado pelo Governo Federal em Manaus, com a presença de ministros de Estado. Dan ressaltou que estamos vivendo um período de ameaças e urgências climáticas, conhecido como “Setembro Negro”, e que é necessário abordar de forma proativa e efetiva a segurança pública nas fronteiras, levando em consideração também a segurança ambiental. Ele enfatizou que os grandes crimes ambientais na Amazônia estão diretamente ligados ao crime organizado, como os narconegócios.
O deputado também defendeu que é preciso tornar comum a realização de grandes eventos no interior, como o Fórum de Segurança nas Fronteiras. Ele sugeriu que o evento fosse realizado em Tabatinga, na fronteira, para que os participantes pudessem ter uma noção real da situação na região. Dan fez um pedido aos ministros presentes no Fórum para que considerassem essa possibilidade.
O parlamentar avaliou que o Fórum é uma resposta ao esforço que seu mandato tem feito para promover a integração entre União e Estado no combate às organizações criminosas transnacionais que atuam na faixa de fronteira do Amazonas. Ele lembrou que, nos últimos dois anos, recebeu dois ministros da Justiça, dois secretários nacionais de segurança pública e trouxe autoridades do Executivo e do Legislativo Federal para Manaus e Tabatinga. Para Dan, o Fórum é o início do atendimento a esse esforço.