A Suframa visitou nesta sexta-feira (30) a fábrica da Kawasaki Motores do Brasil no Polo Industrial de Manaus (PIM). A unidade está em operação há mais de 15 anos na Zona Franca de Manaus e, atualmente, tem um portfólio diversificado de motocicletas, fabricando mais de 25 modelos e atendendo a todo o mercado brasileiro.
A comitiva da Autarquia na visita foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva e pelos superintendentes-adjuntos de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; e de Administração, Carlito Sobrinho, acompanhados pelo chefe de Gabinete, Rafael Amorim, pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), Arthur Lisboa, pelo coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa, pela coordenadora-geral de Assuntos Institucionais, Layanne Raquel, pelo assessor técnico da Superintendência-Adjunta de Operações (SAO), Ricardo Silva; e pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel. Também participou da ação o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Massami Miki.
Na empresa, a comitiva foi recebida pelo diretor Industrial, Satoshi Fujimoto, que fez uma breve apresentação sobre o histórico da Kawasaki no Brasil – trajetória iniciada em 2008 e que inclui também investimentos na estruturação de uma unidade comercial em São Paulo (SP) – e seus principais resultados em mais de 15 anos de atuação no PIM, com destaque para a geração de 178 empregos diretos e a produção de 10 mil unidades de motocicletas por ano.
Na sequência, o dirigente conduziu os representantes da Suframa e da Sedecti em uma visita às linhas de produção da empresa e aproveitou a ocasião, também, para apresentar demandas e alinhar pontos relacionados, principalmente, a Processos Produtivos Básicos (PPBs). “A visita da Suframa é importante para que a empresa possa mostrar o trabalho que desenvolve na fábrica aqui do Distrito Industrial de Manaus e mostrar que hoje a Kawasaki é uma empresa de grande porte. Temos a pretensão de expandir as atividades nos próximos anos e para isso contamos com o apoio da Suframa e do governo federal para o encaminhamento das nossas demandas”, disse Fujimoto.
O superintendente Bosco Saraiva afirmou que a Suframa está sempre à disposição da Kawasaki e das demais empresas do PIM para colaborar no que for possível visando ao melhoramento do ambiente de negócios da região. “A Kawasaki é uma empresa de grande importância para o segmento de “Duas Rodas” da ZFM, porque possui grande qualidade nos seus produtos e com certeza atende a um nicho de mercado bastante significativo no Brasil. Então vamos buscar colaborar com a empresa para que ela possa se expandir na Zona Franca de Manaus e gerar cada vez mais emprego, renda e atividade econômica na nossa região”, pontuou Saraiva.