As iniciativas integram as ações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
Em concordância à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre de 21 a 28 de agosto, escolas estaduais de atendimento específico do Amazonas realizam, até esta sexta-feira (23/08), competições esportivas inclusivas para alunos com deficiência. As atividades ocorrem na Escola Estadual (EE) Diofanto Vieira Monteiro, que atende discentes com deficiências intelectuais e múltiplas, e na EE Augusto Carneiro dos Santos, para estudantes surdos.
Na EE Diofanto Vieira Monteiro, localizada no Centro de Manaus, a 6ª edição dos Jogos Internos Adaptados da unidade de ensino contou com a interdisciplinaridade, que uniu a prática esportiva com aprendizados em sala de aula. Isso porque, com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, cada equipe de estudantes ficou responsável por um país participante dos jogos, oportunidade que rendeu aprendizado sobre a cultura e os principais atletas de cada nação estudada.
Entre as disputas, as modalidades adaptadas que colocaram os estudantes em competição foram o vôlei sentado e o atletismo, com o arremesso de peso e lançamento de peteca – adaptação do lançamento de dardo, além de outras brincadeiras, como o boliche, o goalball e a estafeta, que é um conjunto de brincadeiras.
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
“A Educação Física tem seu protagonismo na escola porque traz a capacidade do aluno aprender brincando. Para eles, é um lazer, uma brincadeira, mas desenvolve habilidades motoras e cognitivas. Isso sem falar da capacidade de socialização possibilitada pelos esportes”, destacou a professora de Educação Física e uma das organizadoras da 6ª edição dos Jogos Internos Adaptados, Jennifer Souza.
E no vôlei sentado, representando a Argentina, a aluna Kimberly Lima se sagrou campeã após derrotar a equipe de colegas estudantes que representavam o Brasil. A discente contou que nunca tinha praticado a modalidade.
“Foi a primeira vez que joguei e foi muito legal. Aqui na escola também gosto de jogar basquete, queimada. Me sinto bem nas brincadeiras”, compartilhou Kimberly, que nasceu com Síndrome de Down.
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
Augusto Carneiro
Localizada na zona centro-sul de Manaus, a EE Augusto Carneiro dos Santos também realizou, na tarde desta sexta-feira (23/08), a primeira edição do “Dia da Prática Esportiva na Escola”.
Além da participação integral dos mais de 65 alunos da unidade de ensino, o Augusto Carneiro também recebeu discentes não-ouvintes de outras escolas estaduais, como a EE Frei Silvio Vagheggi; Desembargador André Vidal de Araújo; além do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Jacira Caboclo e do Instituto Filippo Smaldone.
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto
No dia da prática esportiva na escola, os presentes participaram de jogos de tabuleiro, tênis de mesa e voleibol. Essa atividade é uma entre diversas práticas esportivas desenvolvidas durante o ano letivo na unidade de ensino. A mais tradicional acontece há 33 anos, no final de todo 4º bimestre. Os Jogos da Escola Augusto Carneiro dos Santos (Jeacs) é marca registrada e também conta com a parceria da Vila Olímpica de Manaus.
“A gente busca contribuir na formação sociocultural e esportiva, visando que o processo social, afetivo, cognitivo e motor seja o elemento preponderante na realização das atividades. É uma atividade que agrega muitos surdos que já passaram pela escola e que já conhecem os nossos projetos recreativos”, ressaltou a idealizadora do Jeacs e professora da EE Augusto Carneiro há 40 anos, Maria das Graças Abrahim.
O post Escolas estaduais de atendimento específico a alunos com deficiência promovem atividades adaptadas de Educação Física apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.