A Suframa visitou nesta terça-feira (20) a planta da Intelbras no Polo Industrial de Manaus, localizada no bairro do Japiim, zona Sul da capital amazonense. O objetivo da visita foi fortalecer relações institucionais com o grupo Intelbras e ouvir demandas que possam contribuir para o fortalecimento das atividades da empresa e, consequentemente, do ambiente de negócios do PIM como um todo.
A comitiva da Autarquia na visita foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva e pelos superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar; de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; de Projetos, Leopoldo Montenegro; e de Administração, Carlito Sobrinho, acompanhados pelo chefe de Gabinete, Rafael Amorim, pelo administrador e técnico da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), Adamilton Mourão, e pelo gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel. Na empresa, foram recebidos pelo gerente da planta, Thiago Perez, e pela supervisora de Controladoria, Patrícia Pacheco.
Com matriz instalada no município de São José (SC), a Intelbras também possui filiais distribuídas nos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas. São mais de cinco mil colaboradores em todas as unidades do grupo, que tem uma gama diversificada de produtos em seu portfólio: desde itens de comunicação e segurança eletrônica (câmeras, gravadores, alarmes, sensores, acessórios, aplicativos e softwares) até produtos e sistemas direcionados ao segmento de energia solar.
Em Manaus, o grupo já possui 14 anos de atividades, contando com a planta fabril no bairro do Japiim e também um depósito fechado no bairro do Tarumã, zona Oeste de Manaus. A fábrica no PIM funciona em três turnos de produção e gera aproximadamente 1.400 empregados diretos.
Inicialmente, os representantes da Suframa assistiram a uma apresentação institucional em que foram destacados o histórico do grupo no Brasil e também resultados e novos investimentos realizados nos últimos anos. A apresentação ressaltou, ainda, o fato de a empresa contar com um dos maiores laboratórios privados de pesquisa e desenvolvimento da América Latina e também mencionou projetos desenvolvidos pelo Grupo Intelbras como o da “Intelbras Itec – Academia do Conhecimento”, que já ofertou mais de 700 cursos em campo e Educação à Distância e capacitou centenas de milhares de pessoas nos últimos anos. Após a apresentação, o grupo seguiu para uma visita por linhas de produção do complexo.
FortalecimentoO gerente da planta da Intelbras em Manaus, Thiago Perez, salientou que a Suframa representa para a Intelbras uma importante e crucial parceria na busca pelo fortalecimento das atividades da empresa. “Com certeza pode ajudar com alternativas em validações de projetos para a sustentação do nosso negócio e dos nossos índices de geração de empregos, fortalecendo a economia local e contribuindo para o crescimento sustentável da Amazônia Ocidental, além de proporcionar a obtenção de incentivos fiscais, como redução ou isenção de impostos”, destacou Perez.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a visita foi importante para conhecer ainda mais os diversos produtos e soluções tecnológicas fabricados pela Intelbras. “É uma empresa de grande referência no mercado brasileiro e que está presente no PIM, investindo em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, gerando empregos e demonstrando mais uma vez que a indústria regional conta com grandes marcas e contribui para o fortalecimento da indústria brasileira”, afirmou Saraiva.