Em sua fala, o secretário Serafim Corrêa enfatizou que a preservação da floresta amazônica está intrinsecamente ligada à manutenção da Zona Franca de Manaus
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, realizou uma palestra para os discentes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) 2024, da Escola Superior de Guerra (ESG), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na ocasião, o secretário abordou a relevância da Zona Franca de Manaus (ZFM) como um dos pilares fundamentais para a preservação da floresta amazônica e o desenvolvimento sustentável da região.
Durante a apresentação, Serafim Corrêa traçou um panorama histórico, começando no final do século XIX, durante o apogeu da borracha, até os desafios enfrentados no período pós-Segunda Guerra Mundial, que culminaram na criação da Zona Franca em 1967.
Em sua fala, o secretário enfatizou que a preservação da floresta amazônica está intrinsecamente ligada à manutenção da Zona Franca de Manaus. “Não estou dizendo que estou certo, mas pensem nessa coisa: por que a Zona Franca do Brasil é importante? É a floresta em pé e a garantia da Amazônia Brasileira. Vejam que a área de influência da Zona Franca de Manaus está toda verde; o Amazonas preserva 98% da sua floresta”, pontuou Serafim.
O secretário destacou ainda o papel estratégico da ZFM não apenas para o Amazonas, mas para todo o Brasil, especialmente no que diz respeito à preservação da Amazônia, que é um ativo ambiental de importância global.
“Com a Zona Franca de Manaus, conseguimos garantir a sustentabilidade econômica e ambiental, assegurando que a floresta continue de pé e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou Serafim Corrêa.
A jornalista e estagiária da ESG, Cláudia Cataldi, destacou a habilidade do secretário em explicar temas complexos, como a questão tributária, de forma acessível e cativante. “O secretário foi capaz de fazer uma palestra leve e agradável, passando pela parte histórica e nos educando. Esse curso da Escola Superior de Guerra nos capacita para assumirmos cargos na alta gestão pública, e tenho certeza de que essa mensagem agradável, leve e tão necessária será lembrada por todos nós”.
Participaram também do evento o superintendente-adjunto executivo da Zona Franca de Manaus (Suframa), Luiz Frederico Aguiar, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, e o chefe de Departamento Diversificação Econômica, Sandro Amazonas.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti