O deputado estadual João Luiz (Republicanos) apresentou ao governador Wilson Lima (UB) o Requerimento nº 2.517/2024, solicitando a criação de pontos de armazenamento e distribuição de alimentos e medicamentos para a população do interior do Amazonas, como medida de enfrentamento à estiagem. Segundo o parlamentar, é fundamental antecipar-se às consequências da seca e garantir a viabilidade desses pontos estratégicos para atender às comunidades mais afetadas.
A seca severa que atingiu a Amazônia em 2023 causou uma tragédia humana e ambiental na região, afetando cerca de 633 mil pessoas, de acordo com dados da Defesa Civil. Das 62 cidades do Estado, 59 entraram em situação de emergência devido à estiagem. Além disso, a seca trouxe ondas de calor intensas, como no lago Tefé, onde a temperatura da água chegou a 39,1 graus Celsius, resultando na morte de peixes e dezenas de botos e tucuxis.
Diante desse cenário, o deputado João Luiz ressalta que sua indicação é uma forma de prevenção e auxílio à população do interior do Estado. É necessário agir com antecedência e garantir que as comunidades tenham acesso a alimentos e medicamentos durante a estiagem.