Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Dos JEAs para a Seleção Brasileira: paratleta amazonense de vôlei sentado participa das Paralimpíadas de Paris em 2024
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dos JEAs para a Seleção Brasileira: paratleta amazonense de vôlei sentado participa das Paralimpíadas de Paris em 2024

26/07/2024
Compartilhar

Além de participar dos Jogos Paralímpicos, Laiana também já competiu no Pan-Americano, nos Jogos Intercontinentais e na Copa do Mundo

FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Na reta final da 45ª edição dos jogos escolares do Amazonas (JEAs) que reuniu mais de 5 mil alunos atletas, a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar destaca uma trajetória de desafios e conquistas de uma paratleta amazonense. Laiana Rodrigues, 42 anos, iniciou sua trajetória esportiva nos JEAs e, este ano, representará o Amazonas e o Brasil nas Paralimpíadas de Paris na modalidade vôlei sentado.

Em sua terceira convocação pela seleção brasileira feminina de vôlei sentado, Laiana irá atrás do ouro nas Paralimpíadas de Paris, que inicia no dia 28 de agosto. Nascida e criada no bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus, a paratleta começou a jogar aos 14 anos, na escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Madalena Santana de Lima. Em sua trajetória, participou dos jogos escolares do Amazonas (JEAs) como competidora e, depois, como treinadora.

Atualmente, Laiana mora em São Paulo, mas seu primeiro contato com o esporte e o início de sua história no vôlei se deu na capital amazonense. Após concorrer nos JEAs quando estudava na REDE estadual e, depois, quando passou a ser aluna do Instituto Batista do Amazonas (IBA), Laiana chegou a integrar a seleção amazonense de voleibol.

FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Tenho maravilhosas lembranças, lembro da primeira vez que competi, estava no primeiro ano do ensino médio no Maria Madalena, eu nunca tinha saído do bairro. Então, aquilo foi incrível. Nosso professor nos levou à Vila Olímpica, nunca tinha pisado na Vila, então alí tive aquela sensação de realização”, conta a paratleta.

Na época, Laiana ainda não vivia com a deficiência. Foi aos 18 anos, que, após passar por um quadro de dengue hemorrágica, a jovem desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, doença em que o sistema imunológico ataca os nervos. Com isso, Laiana precisou recusar diversas propostas para se profissionalizar no esporte.

“Dei uma estagnada. Não tinha como fazer mais nada. Já existiam alguns lugares em vista para treinar, jogar, grandes lugares, mas não consegui naquele momento por ter adquirido a deficiência”, relata Laiana.

Mesmo vivenciando um momento difícil, Laiana não desistiu do esporte e se tornou professora de educação física, dando aulas para Pessoas Com Deficiência (PCDs). No período, a educadora também trabalhou na Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPED) e foi convidada para participar dos JEAs novamente. Dessa vez, como treinadora.

Sempre acompanhada de seu sonho, ao finalizar os cursos de Bocha Paralímpica e voleibol Sentado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Laiana foi convidada para fazer parte da seleção brasileira feminina de vôlei sentado.

FOTOS: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Como é que a gente vai imaginar o que o futuro reserva, o que Deus proporciona para a gente. De criança, aos 13, 14 anos de idade, começando em uma base de voleibol, dentro de uma escola que às vezes as pessoas nem imaginavam que existia e, de repente, mesmo com a deficiência, cheguei até aqui”, declarou a paratleta.

Trajetória no esporte

Em sua história no esporte, além de participar dos Jogos Paralímpicos, Laiana também já competiu no Pan-Americano, nos Jogos Intercontinentais, na Copa do Mundo, no Super Six. Nancy e, recentemente, no Dutch Tournament, na Holanda. A paratleta acumula quatro medalhas de prata e cinco de bronze, e agora vai atrás do ouro em Paris.

Pensando nos alunos que também sonham com uma vida no desporto, a paratleta aconselha que os atletas acreditem no próprio potencial e que tenham sempre personalidade na hora de jogar.

“Lembrá-los que eu também estive em uma edição dessas há muitos anos atrás e, por ter acreditado no esporte educacional, cheguei até aqui. O que aconteceu na minha vida também PODE acontecer na de vocês. Acreditem, persistam e sejam vocês mesmos sempre. Tenham personalidade na hora de jogar”, finalizou a educadora.

A 45ª edição dos JEAs se encerra neste sábado (27/07), com disputas nas modalidades de futebol, karatê e judô.

O post Dos JEAs para a Seleção Brasileira: paratleta amazonense de vôlei sentado participa das Paralimpíadas de Paris em 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Fronteiras do Conhecimento: Últimos dias para submeter propostas ao Programa de Incentivo a Pesquisas Científicas da Fapeam

22/09/2025
Governo do Amazonas

Equipe do Prosai participa de ação socioambiental no Reduto da Francesa no Dia da Árvore

22/09/2025
Governo do Amazonas

Em Maraã, Idam apoia a pesca manejada do pirarucu com curso e assistência técnica

22/09/2025
Governo do Amazonas

Seminário reúne escolas de samba e poder público para preparar Carnaval 2026

22/09/2025
Governo do Amazonas

Festival Olhar do Norte 2025 consagra vencedores em noite de premiação

22/09/2025
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam alinham estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

21/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus