No primeiro semestre de 2024, a Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve uma agenda intensa de atividades externas, com a realização de 35 eventos. O presidente da comissão, deputado João Luiz (Republicanos), destacou a continuidade de projetos que visam orientar, educar, conscientizar e proteger crianças e adolescentes.
Entre os projetos que tiveram continuidade está a campanha “Ei, Te Orienta! Aliciar, Molestar e Violentar Crianças Não é Cultura, É Crime!”, que promoveu 20 palestras em 13 bairros de Manaus e no município de Rio Preto da Eva, alcançando 8.800 alunos e pais. Além disso, a comissão também levou a palestra “Cyberbullying e Crimes Cibernéticos” a 12 escolas de Manaus, atingindo 4.180 alunos.
Outro projeto importante é o Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania, que teve cinco edições em bairros de Manaus e conta com parcerias da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Amazonas Energia, Águas de Manaus, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, o Projeto Preparar, Recolocar e Orientar Adolescentes e Jovens (Proaj) – Integração que Transforma cadastrou 860 alunos no Jovem Aprendiz no primeiro semestre. A comissão também realizou duas Sessões Especiais no plenário Ruy Araújo, abordando temas relevantes para a proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O deputado João Luiz agradeceu o apoio do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, e do governador Wilson Lima, por proporcionarem o suporte necessário para o desenvolvimento de um trabalho efetivo na comissão.