Na quarta-feira (10/7), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) entregou um ofício ao diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral, na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, sobre a cobrança abusiva de empresas internacionais nos serviços de transporte aquaviários no Amazonas. O objetivo é solicitar uma intervenção para combater essa prática no estado.
O parlamentar destacou que levou informações sobre o setor da navegação no Amazonas até a Senacon, com o intuito de buscar uma solução para a cobrança abusiva de valores no transporte de contêineres. Ele também ressaltou que, na semana anterior, participou com o governador Wilson Lima (UB) do anúncio de quatro decretos relacionados à estiagem e ao combate de desmatamento e queimadas no estado, onde também foi discutido sobre as taxas de produtos em transportes fluviais.
João Luiz enfatizou que essa ação demonstra o compromisso do Governo do Amazonas com a população que será afetada pelas mudanças climáticas na região. Ele também ressaltou a importância da união dos poderes Legislativo e Executivo para minimizar os impactos da seca e da devastação da floresta.