os forem o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de cura”, afirma o presidente.
A importância da prevenção e cuidados com a saúde é enfatizada através das campanhas “Julho Amarelo” e “Julho Verde”, que visam promover a conscientização sobre as hepatites virais e o câncer de cabeça e pescoço, respectivamente. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também contribui para a divulgação de informações sobre essas doenças através de matérias produzidas. O Julho Amarelo foi instituído no estado por meio de uma lei de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), com o objetivo de conscientizar a população sobre as hepatites virais e como preveni-las. Essas doenças são um grande problema de saúde pública em todo o mundo e podem ser transmitidas de diversas formas, como compartilhamento de objetos cortantes, transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas.
Já o Julho Verde é dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, e a Aleam possui um projeto de lei em tramitação que propõe uma política de prevenção dessa doença. O texto prevê a realização de campanhas informativas e de conscientização, ampliação dos serviços de atendimento público de saúde e estímulo à pesquisa científica. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer de laringe no Brasil é estimado em 7.790 por ano, sendo mais comum em homens.
O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura do câncer de cabeça e pescoço, e a Aleam também possui uma lei que criou o Serviço de Atendimento Móvel para o diagnóstico da doença. O presidente da Assembleia, Roberto Cidade (UB), destaca que quanto mais rápido for o diagnóstico e tratamento, maiores são as chances de cura. É importante ressaltar que, apesar de ser o sexto tipo de câncer mais comum no país, o câncer de cabeça e pescoço recebe menos de 2% de financiamento para pesquisa. Portanto, é necessário investir em prevenção e conscientização para combater essa doença.