A 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista realizou, na semana de 10 a 14 de junho, atividades da Justiça Itinerante nas comunidades Tucumã, Raposa e Napoleão, vinculadas ao Município de Normandia, no interior de Roraima. As comunidades estão localizadas dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Distante 200km de Boa Vista, a comunidade Tucumã foi a primeira a receber a Justiça Itinerante. O juiz do Trabalho Raimundo Paulino Cavalcante Filho, titular da 3ª VT de Boa Vista, acompanhado de sua equipe, atendeu trabalhadores indígenas em espaço montado debaixo de uma mangueira. Os atendimentos envolveram pedidos diversos: salário maternidade, alvarás, saques de FGTS, baixa de contrato de trabalho, alvará para resgate de seguro desemprego, além de atendimento para habilitação da carteira de trabalho digital.
Para o magistrado, a Justiça do Trabalho cumpre a missão de levar Justiça Social a todos os trabalhadores que dela precisam. “A Justiça itinerante é fundamental para facilitar o acesso dos jurisdicionados mais vulneráveis, a exemplo dos que residem tão longínquos da capital e que corriqueiramente não detém condições econômicas de custear as despesas com transporte ou estadia. É nosso dever contribuir para que eles possam alcançar seus direitos trabalhistas e sociais”, declarou o juiz. Por ocasião dos trabalhos foi utilizada internet via rádio.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: 3ª VTBV, com edições de Martha Arruda
Foto: 3ª VTBV