Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Instituições de saúde discutem estratégias preventivas para pacientes oncológicos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Instituições de saúde discutem estratégias preventivas para pacientes oncológicos

06/06/2024
Compartilhar

Iniciativa reuniu FCecon e FVS-RCP

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Instituições de saúde avançam nas discussões para alinhar estratégias preventivas a pacientes oncológicos e familiares no Amazonas. Uma reunião sobre o tema ocorreu, nesta semana, entre Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na sede deste órgão.

A iniciativa inclui a detecção dos genes BRCA, que elevam o risco de o paciente desenvolver câncer de mama ou de ovário, por parte do Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que integra a FVS-RCP. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a iniciativa é inovadora. “Tratam-se das primeiras discussões acerca desse tema, que é NOVO no país, ainda não há políticas públicas específicas e a iniciativa busca essa conversa com as diferentes esferas de gestão”, afirma.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Prevenção

Estudos mostram que 10% dos casos de câncer de mama são hereditários. Eles têm relação com gene BRCA 1 e 2, que também aumentam as chances de uma pessoa desenvolver câncer de ovário, segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

“Mulheres jovens, com o teste BRCA positivo, que vivem até os 80 anos de idade, têm 80% de chances de desenvolver o câncer de mama e de ovário, enquanto a população em geral tem 12% de chances. Foi avaliado o custo benefício e foi verificado que vale à pena o teste para o grupo que tem BRCA positivo”, explica Mourão.

Discussão nacional

Um grupo de nove especialistas no Brasil, incluindo Gerson Mourão, está discutindo como as mulheres brasileiras poderão ter acesso ao teste no Sistema Único de saúde (SUS). Em casos positivos, as mulheres poderão decidir se querem retirar as mamas, trompas e ovários ou se querem manter os órgãos.

O Amazonas possui, desde 2021, a Lei nº 5.404, que assegura às mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama o acesso gratuito ao mapeamento genético. A implementação está em discussão.

O post Instituições de saúde discutem estratégias preventivas para pacientes oncológicos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável

16/09/2025
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária

16/09/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: SES-AM estende atendimento no bairro Novo Aleixo

16/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pavimentação da estrada de acesso ao porto de Fonte Boa e revitalização de estádio em Japurá

16/09/2025
Governo do Amazonas

Sistema Paredão, do Governo do Amazonas, traz resultados positivos para o comércio de Manaus, apontam entidades do setor

16/09/2025
Governo do Amazonas

Seas conclui treinamento de trabalhadores e técnicos do programa Bolsa Família

16/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus